Tonico (José Rezende Filho)

capa 1 (1978-1991)
Capa criada por Iranildo Alves (ilustração) e Ary Almeida Normanha (layout) para o livro Tonico, do escritor brasileiro José Rezende Filho (1929-1977), publicado no Brasil entre 1978 e 1991 [capa 1] e entre 1993 e 1998 [capa 2] pela editora Ática, dentro da coleção Vaga-Lume. Publicado originalmente em 1977. Ilustrado por Iranido Alves.

Sinopse: Oi, pessoal. Estamos de novo no pedaço. E vocês já sabem que quando chego é sempre pra trazer coisa muito boa. Já imaginaram a luta de um moleque órfão de pai para sobreviver nesse mundo cheio de maldade? Pois essa é a história. Tonico é o personagem dessa história. Seu maior amigo é o Carniça, um moleque de rua. Só que a liberdade de Carniça provoca sérios choques com suas obrigações de casa. Mesmo assim, Carniça é o seu herói. Daí acontecer uma porção de coisas incríveis. Mas isso você só vai saber lendo e vibrando com as páginas seguintes desse livro sensacional. [fonte: orelha da edição publicada em 1982]

Pobre e órfão de pai, Tonico sonha com sua independência e começa a trabalhar como engraxate, percorrendo as ruas com o amigo Carniça. Nesse percurso, os pobres meninos não têm medo da vida. [fonte: site da editora]
capa 2 (1993-1997)

Tonico teve uma sequência publicada em 1982, Tonico e Carniça, escrito inicialmente por José Rezende Filho (que faleceu antes de terminar o livro) e posteriormente por Assis Brasil.
orelha, por Edu

Os personagens do livro são: Tonico, Dona Zenaide “Zen” (mãe de Tonico), Severino “Bio” (tio de Tonico), Dona Corália (avó de Tonico), Marly (esposa de Severino), Valtinho “Carniça”, Seu Duda (dono da loja), Esposa do Seu Duda, Dona Zélia (cliente do Seu Duda), freguesa do Seu Duda, secretária da escola, Padre Colombo, Seu Fonseca (dono da farmácia), Célio (funcionário da farmácia), Fregueses da cadeira de engraxate, Segurança do depósito, Moleques do depósito, Garçons de Copacabana, Engraxates de Copacabana, Homem e Mulher de Copacabana. Além disso, alguns personagens são apenas citados no livro, como o pai falecido de Tonico chamado Luiz, os meninos do time de futebol do campinho (Cafua, Bentinho, Manuel, Ricardo e Pedro Henrique), Dona Elza (dona do armazém), Zé (dono do boteco), as irmãs de Tonico, Antônio (dono do bar), Paraíba e Italiano. A narrativa do livro se passa na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça outras capas desse título, autor, editora, coleção/série ou capista nos marcadores abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário