Aritmética da Emília (Monteiro Lobato)

Capa criada por Osnei e Hector Gomez para o livro Aritmética da Emília, do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), publicado no Brasil a partir de abril de 2009 pela editora Globo (a partir de 2012 pelo selo Globinho), dentro da coleção Monteiro Lobato – Obra Infantojuvenil. Publicado originalmente em 1934. Ilustrado por Osnei e Hector Gomez.

Sinopse: Depois da viagem para o País da Gramática, agora a Turma do Sítio do Picapau Amarelo recebe a visita dos artistas do País da Aritmética que desembarcam no Sítio e se apresentam num circo organizado pelo Visconde. O escritor Monteiro Lobato transforma de modo inteligente temas como divisão, subtração, frações e outras operações, em pura diversão. O livro, escrito em 1935, ganha sua edição comentada, pois apesar da matemática continuar a mesma, o método ensinado nas escolas sofreu mudanças.  [fonte: site da editora]

Aritmética da Emília foi lançado originalmente em 1935 com o título Arimética da Emília. Mas essa falta do t na palavra "arimética" não é uma grafia da época em que o livro foi escrito. Aliás, o livro não deveria nem chamar Aritmética da Emília, e sim, Aritmética do Visconde, já que é ele que ensina a aritmética na narrativa. Mas a própria narrativa do livro explica essas discrepâncias no final da história: "Emília acabava de fazer uma das suas célebres maroteiras. Fora ao escritórinho do Visconde e, vendo lá o manuscrito da ARITMÉTICA DO VISCONDE, cortou o T da palavra Aritmética e substituiu o nome do autor pelo seu. Eis a explicação da ARITMÉTICA DO VISCONDE ter saído com o frontispício totalmente errado – sem o T e sem o nome do verdadeiro dono...”

Adaptações para televisão: Sítio do Picapau Amarelo (1952-1962, série, TV Tupi), Sítio do Picapau Amarelo (1964, série, TV Cultura), Sítio do Picapau Amarelo (1967-1969, série, TV Bandeirantes), Sítio do Picapau Amarelo (1977-1986, série, TV Globo), Sítio do Picapau Amarelo (2001-2007, série, TV Globo) e Sítio do Picapau Amarelo (2012-2014, série animada, TV Globo).

Conheça outras capas desse título, autor, editora, coleção/série ou capista nos marcadores abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário