Pedro Bandeira: A droga da obediência (1984)

A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Biblioteca Pedro Bandeira. Hector Gómez. Ricardo Postacchini. Capa de Livro. Book Cover. 2014.
COMPRE
A droga da obediência é uma novela policial do escritor brasileiro Pedro Bandeira, direcionado ao público juvenil e publicado originalmente no Brasil em agosto de 1984 pela editora Moderna. A partir de 1992, o livro passou a ser publicado, na folha de rosto, com o seguinte subtítulo: A primeira aventura dos Karas.

Sinopse: Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes! Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes - os Karas - enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas! [fonte: contracapa da edição de 2009]

Série: O livro é o primeiro de uma série de 6 títulos chamada Os Karas. A série narra as aventuras de cinco estudantes (Miguel, Crânio, Calú, Magrí e Chumbinho) do fictício Colégio Elite, na cidade de São Paulo, que vivem bancando os detetives e, consequentemente, se metendo em apuros. Os seis volumes que compõe a série são: A droga da obediência (1984), Pântano de sangue (1987), Anjo das morte (1988), A droga do amor (1994), Droga de americana! (1999) e A droga da amizade (2014). Antes de Droga de americana!, Pedro Bandeira chegou a escrever um outro livro da série, A droga virtual, mas na época do lançamento desistiu do projeto. Segundo ele, "A droga virtual foi um projeto que teve de ser abandonado, pois pretendia basear-se em informática e, como esse ramo é dinâmico demais, meu livro ficou obsoleto antes de ser impresso." [fonte: blog Varanda, visitado em novembro de 2016]



A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Biblioteca Pedro Bandeira. Hector Gómez. Ricardo Postacchini. Capa de Livro. Book Cover. 2014.
Editora Moderna
Coleção Biblioteca Pedro Bandeira
2014-2016
Ilustrações: Hector Gómez
Capa: Ricardo Postacchini
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Biblioteca Pedro Bandeira. Hector Gómez. Ricardo Postacchini. Capa de Livro. Book Cover. 2009.
Editora Moderna
Coleção Biblioteca Pedro Bandeira
2009-2013
Ilustrações: Hector Gómez
Capa: Ricardo Postacchini
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Veredas. Alberto Naddeo. Capa de Livro. Book Cover. 2003.
Editora Moderna
Coleção Veredas
2003-2009
Ilustrações: Alberto Naddeo
Capa: Alberto Naddeo
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Literatura em Minha Casa. Alberto Naddeo. Hector Gómez. Capa de Livro. Book Cover. 2003.
Editora Moderna
Coleção Literatura em Minha Casa
2003
Ilustrações: Alberto Naddeo
Capa: Hector Gómez
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Veredas. Alberto Naddeo. Capa de Livro. Book Cover. 1995.
Editora Moderna
Coleção Veredas
1995-2002
Ilustrações: Alberto Naddeo
Capa: Alberto Naddeo
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Veredas. Alberto Naddeo. Capa de Livro. Book Cover. 1992.
Editora Moderna
Coleção Veredas
1992-1994
Ilustrações: Alberto Naddeo
Capa: Alberto Naddeo
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas. Editora Moderna. Coleção Veredas. Alberto Naddeo. Capa de Livro. Book Cover. 1984.
Editora Moderna
Coleção Veredas
1984-1991
Ilustrações: Alberto Naddeo
Capa: -
      
Resenha:

(por Lucy Wenzel)

Os Karas - Miguel, Magrí, Calu, Crânio e Chumbinho - são um grupo de amigos que estuda no colégio Elite. Eles participam de várias aventuras de suspense em que precisam desvendar alguns crimes. Em A Droga da Obediência, o grupo de jovens detetives desmantela uma intricada séries de sequestros ocorridos em São Paulo.

Os Karas tomam conhecimento de uma onda de desaparecimentos envolvendo alunos de vários colégios conhecidos e decidem investigar o que está acontecendo. Reúnem-se em seu esconderijo secreto, no vasto forro do imenso vestiário do colégio Elite, e lá traçam um plano de ação para libertar um dos amigos. Depois de uma série de investigações e deduções, chegam a uma organização criminosa: a Pain Control, que deseja, manipulando fórmulas químicas, controlar a dor da humanidade e, assim, a duração e a qualidade da vida humana. O responsável por essa organização é o Dr. Q.I., um tresloucado cientista, que usa os estudantes para testar suas teorias extravagantes e autoritárias para dominar toda a humanidade.


A Droga da Obediência reúne os elementos de uma novela policial: detetives audazes e inteligentes, um plano de ação convincente, um policial honesto em contraposição a um desonesto, um grande vilão sobre quem incidirá toda a perseguição. Na sociedade almejada pelo Dr. Q.I., não há espaço para a desobediência nem para a revolta. O Dr. Q.I. deseja uma humanidade obediente e servil, como carneirinhos lanudos, gordinhos e felizes. É contra essa cultura de submissão e de aceitação passiva de uma sociedade controlada por um poder absoluto que os Karas lutam.

Capítulos (30):
  1. Os Karas
  2. Estranhos desaparecimentos
  3. Investigação no Elite
  4. Crânio racionista
  5. O plano de Miguel
  6. Um encontro inesperado
  7. Chumbinho valente
  8. Um Kara nas sombras da noite
  9. Uma mensagem original
  10. Meninos obedientes
  11. Uma droga mais que perfeita
  12. Assalto ao banco?!
  13. Infeliz reaparecimento
  14. Quem será o oferecedor?
  15. Os três incompetentes
  16. A outra mensagem de Chumbinho
  17. O cadáver mensageiro
  18. O perigoso espiãozinho 
  19. Códigos combinados
  20. Em busca de fortes emoções
  21. Um casal de namorados curiosos
  22. Na trilha de um desconhecido
  23. O delírio do Doutor Q.I.
  24. Zé da Silva, perigoso meliante
  25. Dois Karas é melhor que um só
  26. Mocinhos e bandidos
  27. De preferência, mortos!
  28. A capacidade de desobedecer
  29. E o Doutor Q.I.?
  30. Temos de continuar!

Edições Internacionais:

A droga da obediência foi traduzido para o inglês, espanhol e castelhano:

Los Karas y la droga de la obediencia. A droga da obediência. Pedro Bandeira. Chile. Editorial Universitaria. Juan Espinoza C., Alberto Naddeo. María Luisa Santander. Capas de Livros. Book Cover. 2013.
Los Karas y la droga de la obediencia
Editora: Universitaria
Coleção: -
2013, Chile
Ilustrações: Alberto Naddeo
Capa: -

Tradução de Mariá Luisa Santander
La droga de la obediencia. A droga da obediência. Pedro Bandeira. Espanha. Editorial Anaya. Colección Espacio Abierto. Mario Merlino. Capas de Livros. Book Cover. 2008. 
La droga de la obediencia
Editora: Anaya
Coleção: Espacio Abierto
2008/2012, Espanha
Ilustrações: -
Capa: - 

Tradução de Mario Merlino
Los Karas y la droga de la obediencia. A droga da obediência. Pedro Bandeira. Chile. Editorial Universitaria. Colección Norte. Alberto Naddeo. Juan Espinoza C., Maria Luisa Santander. Capas de Livros. Book Cover. 1993.
Los Karas y la droga de la obediencia
Editora: Universitaria
Coleção: Norte
1993, Chile
Ilustrações: Alberto Naddeo

Capa: Juan Espinoza C.
Tradução de María Luisa Santander
The obedience drug. A droga da obediência. Pedro Bandeira. Estados Unidos. World Books. R. Brian Taylor. Capas de Livros. Book Cover. 2007.
The obedience drug
Editora: World Books
Coleção: -
2007, Estados Unidos
Ilustrações: -
Capa: - 

Tradução de R. Brian Taylor

Referências:


VIEIRA, Lívia de Souza. Pedro Bandeira: Palavras que têm gosto de infância, 5 nov 2008. Disponível em: <https://varandablog.wordpress.com/2008/11/05/palavras-que-tem-gosto-de-infancia/>. Acesso em: 21 nov 2016. [Wayback Machine]
WENZEL, Lucy. Pedro Bandeira - A droga da obediência: Projeto de Leitura. Disponível em: <http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8247AFB3770147B0CAA551447A>. Acesso em: 22 nov 2016. [Wayback Machine]

Nenhum comentário:

Postar um comentário