Páginas

André Aciman: Me chame pelo seu nome (2007)

Fichamento por: Daniel Medeiros Padovani, 19/10/2023.
Me chame pelo seu nome é um romance do escritor egípcio (naturalizado americano) a André Aciman, publicado originalmente nos Estados Unidos em janeiro de 2007 pela editora Farrar, Straus and Giroux, com o título Call me by your name. No Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez em janeiro de 2018 pela editora Intrínseca, em tradução de Alessandra Esteche. Me chame pelo seu nome teve uma sequência publicada em outubro de 2019: Me encontre (Find me). Em Portugal, o livro foi publicado com o título Chama-me pelo teu nome. | Álbum de Capas do Autor |

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida. [fonte: site da editora Intrínseca]

Me chame pelo seu nome | André Aciman | Editora: Intrínseca | Janeiro 2018 - 2023 |Me chame pelo seu nome | André Aciman | Editora: Intrínseca | Janeiro 2018 - 2023 | Contracapa |
Me chame pelo seu nome | André Aciman | Editora: Intrínseca | Janeiro 2018 - atualmente* | ISBN: 978-85-510-0273-5 | eISBN: 978-85-510-0274-2 | Capa: Lola Vaz | Tradução: Alessandra Esteche | Conteúdo Adicional: Sobre o autor | Conteúdo Adicional: Leia também |
*Em outubro de 2023, foi verificado que o título constava no catálogo da editora

Me chame pelo seu nome | André Aciman | Editora: Intrínseca | Janeiro 2018 - 2023 |
Com a estreia da adaptação do livro nos cinemas brasileiros (18 de janeiro de 2018), o livro passou a ser editado com uma cinta (tira de papel que envolve parcialmente a capa) com a imagem do poster do filme. O poster foi criado por Cardinal Communications USA. 

Primeira Edição:
Call me by your name | André Aciman | Publisher: Farrar, Straus and Giroux | Estados Unidos | Janeiro 2007 |
Call me by your name | André Aciman | Publisher: Farrar, Straus and Giroux | Estados Unidos | Janeiro 2007 |

Outras informações

Título do livro em diferentes idiomas:
Alemão: Ruf mich bei deinem Namen
Búlgaro: Nazovi me s tvoeto ime
Catalão: Crida'm pel teu nom
Chinês: Xia ri zhong qu
Chinês: Yi ni de ming zi hu huan wo
Coreano: Kŭ hae, yŏrŭm sonnim
Coreano: Kol mi bai yueo neim
Croata: Zovi me svojim imenom
Eslovaco: Daj mi tvoje meno
Esloveno: Pokliči me po svojem imenu
Espanhol: Llámame por tu nombre
Francês: Appelle-moi par ton nom
Francês: Plus tard ou jamais
Finlandês: Kutsu minua nimelläsi
Georgiano: Sheni sakheli damidzakhe
Grego:
Hebraico:
Holandês: Noem me bij jouw naam
Húngaro: Szólíts a neveden
Inglês: Call me by your name
Italiano: Chiamami col tuo nome
Japonês: Kimi no namae de boku o yonde
Lituano: Vadink mane savo vardu
Mongolês: 
Norueguês: Og ditt navn er mitt
Polonês: Tamte dni, tamte noce
Português: Chama-me pelo teu nome
Português: Me chame pelo seu nome
Romeno: Strigă-mă pe numele tău
Russo: Nazovi menâ svoim imenem
Sérvio: Zovi me svojim imenom
Tailandês: ʻŒ̄i chư̄ khư̄ kham rak
Tcheco: Dej mi své jméno
Turco: Adınla Çağır Beni
Ucraniano: Nazivaj mene svoïm ìm’âm
Valenciano: 
Vietnamita: Gọi Em Bằng Tên Anh
[fonte: site Goodreads]

Premiação:
Ganhador em 2007 do prêmio americano Lambda Literary, na categoria de Ficção Gay.
Indicado em 2008 ao prêmio americano Ferro-Grumley, da The Publising Triangle, na categoria de Ficção LGBT.
[fonte: site Goodreads]

Dedicatória
Para Albio, alma de mi vida
[fonte: dedicatória da edição de 2018, Intrínseca]

Resenha:
    Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.
[fonte: site da editora Intrínseca]

Conteúdo:
O livro é dividido em 4 partes.
Parte 1 | Se não depois, quando?
Parte 2 | O penhasco de Monet
Parte 3 | A síndrome de São Clemente
Parte 4 | Canto-fantasma
[fonte: sumário da edição de 2018, Intrínseca]

Citações:
"... até que disse: — Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu. 
Era algo que eu nunca tinha feito na vida e, assim que disse meu próprio nome como se fosse dele, fui levado a um domínio que nunca tinha compartilhado com ninguém, e que não compartilhei desde então."
“Está gravado em cada música que foi sucesso naquele verão, em cada romance que li durante e após sua estadia, em tudo, do cheiro do alecrim em dias quentes ao canto frenético das cigarras à tarde — cheiros e sons com os quais cresci e convivi durante todos os verões anteriores àquele, mas que de repente se transformaram e adquiriram nuances diferentes, para sempre coloridos pelos acontecimentos daquele verão.”
"Ser feliz talvez não fosse tão difícil, afinal. Eu só precisava encontrar a fonte de felicidade dentro de mim em vez de esperar que ela viesse dos outros na próxima vez."
"O tempo nos deixa sentimentais. Talvez, no fim, o tempo seja o motivo pelo qual sofremos."
"Talvez fôssemos amigos em primeiro lugar e amantes em segundo. Mas talvez os amantes sejam exatamente isso."
"Você vê a pessoa, mas não enxerga de verdade, ela simplesmente está por ali. E você fica lutando para aceitar algo que, sem que você soubesse, vinha ganhando forma bem debaixo do seu nariz, trazendo consigo os sintomas daquilo que só pode ser chamado de desejo. Como eu não percebi? Sei reconhecer o desejo. Desta vez, no entanto, tinha passado completamente despercebido. Tudo o que eu queria era pele, apenas pele."
"Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo."
"Veio. Foi. Nada mais tinha mudado. Eu não tinha mudado. O mundo não tinha mudado. Ainda assim, nada seria igual. Tudo o que nos resta é o sonho e a estranha recordação."
"Que ele não seja outra pessoa quando estiver distante. Que não seja alguém que eu nunca vi. Que não tenha outra vida além da que eu sei que ele tem conosco, comigo."

Áudio
Em agosto de 2023, a editora Intrínseca lançou o audiobook do livro, em narração de Tiago Torres e com duração de 8 horas e 35 minutos.

Adaptação Cinematográfica:
  • Me chame pelo seu nome (2017)
Título Original
: Call me by your name | País: Estados Unidos / Itália / França / Brasil | Direção: Luca Guadagnino | Roteiro: James Ivory |
Elenco: | Armie Hammer (Oliver) | Timothée Chalamet (Elio Perlman) | Michael Stuhlbarg (senhor Perlman) | Amira Casar (Annella Perlman) | Esther Garrel (Marzia) | Victoire Du Bois (Chiara) | Vanda Capriolo (Mafalda) | Antonio Rimoldi (Anchise) | Elena Bucci (Bambi) | Marco Sgrosso (Nico) | André Aciman (Mounir) | Peter Spears (Isaac) | Andrew Duncan Hinojosa (Alessio) | Maria Caggianelli Villani (amiga de Elio) | Premiação: | Ganhador do Oscar 2018 de Melhor Roteiro Adaptado (James Ivory), além de ser indicado a Melhor Filme, Melhor Ator (Timothée Chalamet) e Melhor Canção Original (Mystery of Love) | Indicado ao Globo de Ouro 2018 de Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama (Thimothée Chalament) e Melhor Ator Coadjuvante (Armie Hammer) | Vencedor do BAFTA 2018 de Melhor Roteiro Adaptado (James Ivory, além de ser indicado a Melhor Filme e Melhor Ator (Thimothée Chalamet), além da indicação ao prêmio David Lean for Direction (Luca Guadagnino) | Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 de Melhor Filme Estrangeiro | 
[fonte: IMDB]

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário