Páginas

André Acimam: Me procure (2019)

Fichamento por: Daniel Medeiros Padovani, 28/11/2023.
Me encontre é um romance do escritor egípcio (naturalizado americano) André Aciman, publicado originalmente nos Estados Unidos em outubro de 2019 pela editora Farrar, Straus and Giroux, com o título Find me. No Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez em outubro de 2019 pela editora Intrínseca, em tradução de Alessandra Esteche. Me encontre é sequência do livro Me chame pelo seu nome (Call me by your name), publicado em janeiro de 2007 (mais de 12 anos antes). Em Portugal, o livro foi publicado com o título Encontra-me. | Álbum de Capas do Autor |

Samuel está a caminho de Roma para encontrar seu filho, Elio, agora um pianista renomado. O acaso, no entanto, se encarrega de adiar a reunião familiar e faz com que Samuel desembarque na cidade eterna acompanhado de um novo amor e cheio de planos para novas temporadas em sua casa de veraneio. Elio logo se muda para Paris, onde vive mais um romance, enquanto Oliver, agora pai de família e professor na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, cogita enfim cruzar de novo o Atlântico. O que o move inesperadamente são os primeiros acordes de uma música que o transporta no tempo para dias de idílio na Itália. [fonte: site da editora Intrínseca]

Me encontre | André Aciman | Editora: Intrínseca | Outubro 2019 - 2023 |Me encontre | André Aciman | Editora: Intrínseca | Outubro 2019 - 2023 |  Contracapa |
Me encontre | André Aciman | Editora: Intrínseca | Outubro 2019 - atualmente* | ISBN: 978-85-510-0582-8 | eISBN: 978-85-510-0583-5 | Capa: Lola Vaz | Capa: Alexander Spatari (imagem) [Getty Images] | Tradução: Alessandra Esteche | Conteúdo Adicional: Sobre o autor | Conteúdo Adicional: Conheça outros títulos do autor | Conteúdo Adicional: Leia também |
*Em novembro de 2023, foi verificado que o título constava no catálogo da editora. 

Primeira Edição
Find me | André Aciman | Publisher: Farrar, Straus and Giroux | Estados Unidos | Outubro 2019 |
Find me | André Aciman | Publisher: Farrar, Straus and Giroux | Estados Unidos | Outubro 2019 | 

Outras informações:

Personagens:
| Elio Perlman | Oliver | Samuel Perlman "Sami" (pai de Elio) | Miranda | Michel | Oliver "Ollie" (meio-irmão de Elio) |

Locais:
| Itália (país) | Florença (cidade) | Roma (cidade) |
| França (país) | Paris (cidade) |
| Estados Unidos (país) | Nova York (cidade) |

Título do livro em diferentes idiomas:
Alemão: Finde mich 
Búlgaro: Nameri me
Chinês: Qing yi ni de ai zhao
Chinês: Zai shi jie
Coreano: Paindeu mi
Croata: Nađi me
Dinamarquês: Find mig
Eslovaco: Nájdi si ma 
Esloveno: Najdi me
Espanhol: Encuéntrame
Finlandês: Etsi minut
Francês: Trouve-moi
Grego: Έla na me vreiς
Holandês: Vind me
Húngaro: Találj rám!
Inglês: Find me
Italiano: Cercami
Japonês: Faindo mi
Lituano: Surask mane
Norueguês: Finn meg
Polonês: Znajdź mnie
Português: Encontra-me
Português: Me encontra
Romeno: Găsește-mă
Russo: Naĭdi meni︠a︡
Sérvio: Nađi me
Sueco: Hitta mig
Tcheco: Najdi mě
Turco: Bul Beni
Ucraniano: Znajdi mene
Vietnamita: Tìm Em Nơi Anh
[fonte: GoodReads]

Resenha
    Nesta retomada fascinante e tão aguardada da jornada de Elio e Oliver, André Aciman revisita seus personagens com a mesma delicadeza e pungência de Me chame pelo seu nome, trazendo-nos de volta ao relato do que há de mais perene em matéria de sentimento. Dos detalhes íntimos às nuances emocionais, Me encontre nos mostra do que é feita a substância da paixão e nos pergunta se, de fato, um amor verdadeiro pode perecer.
[fonte: site da editora Intrínseca]

Conteúdo:
O livro é dividido em 4 seções:
1 | Tempo
2 | Cadenza
3 | Capriccio
4 | Da Capo
[fonte: sumário da edição de 2019, Intrínseca]

Citações:
"O que ele diria? Sem sombra de dúvida: Procure por mim, me encontre."
"Talvez ninguém queira admitir que leva a vida em vias paralelas, mas todo mundo vive muitas vidas, uma escondida por baixo, ou mesmo ao lado, da outra."
"Alguns de nós nunca pulamos para o próximo nível. Perdemos a noção de para onde estávamos indo e, como resultado, permanecemos no ponto de partida. Envelhecemos, mas não crescemos."
"Tudo em minha vida até agora foi mero prelúdio, atraso, passatempo, desperdício de tempo, até que conheci você."

Áudio
Em outubro de 2023, a editora Intrínseca lançou o audiobook do livro, em narração de Antônio Gonzales e com duração de 9 horas e 32 minutos.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário