Fichamento por Daniel Medeiros Padovani, 28/11/2021.
O mestre dos games é uma novela juvenil de fantasia do escritor brasileiro Afonso Machado, publicado originalmente no Brasil em 2008 pela editora Ática. | Álbum de Capas do Autor |
Cláudio vai passar férias com o avô, mas não larga seu game. Um dia, os dois são rendidos por bandidos. O garoto foge e vai parar em outra dimensão, dentro de um jogo. Nesse lugar virtual, ele encontra ajuda para amadurecer e salvar o avô. [fonte: Coletivo Leitor] Depois que Cláudio Renato descobriu o mundo dos games de ação, até curtir as férias na chácara do querido avô passou a ser um tédio. Legal mesmo é ficar no próprio quarto mergulhado num jogo eletrizante, descobrindo golpes irados e batendo recordes. Adrenalina maior ele vai sentir ao fugir de sequestradores de verdade e acabar perdido na mata. O avô ficou nas garras dos bandidos. O que fazer? É aí que algo fantástico acontece... Com a ajuda de seu videogame portátil, Cláudio Renato vai parar em outra dimensão, dentro de um jogo! Nesse mundo virtual, ele terá de aprender a passar de fases e marcar pontos. Mas como isso pode ajudá-lo a salvar o avô? Descubra nessa aventura que mistura fantasia e investigação policial. Quer entrar nesse game? Para dar start basta abrir o livro. [fonte: contracapa da edição de 2008]
O mestre dos games | Afonso Machado | Edição Revista pelo Autor | Editora: Ática | Coleção: Vaga-Lume | 2020 - atualmente (2021) | ISBN-13: 978-85-08-19104-8 | Capa: Hector Gómez (ilustração) | Capa: Marcelo Martinez (leiaute e adaptação da ilustração) | Dados Biográficos: Saiba mais sobre Afonso Machado | Prefácio: sem autor mencionado (O game da vida) | Álbum de Capas da Coleção |
O mestre dos games | Afonso Machado | Edição Revista pelo Autor | Editora: Ática | Coleção: Vaga-Lume | 2016 - 2019 | ISBN-13: 978-85-08-19104-8 | Capa: Hector Gómez (ilustração) | Capa: Marcelo Martinez (leiaute e adaptação da ilustração) | Dados Biográficos: Saiba mais sobre Afonso Machado | Prefácio: sem autor mencionado (O game da vida) | Álbum de Capas da Coleção |
O mestre dos games | Afonso Machado | Edição Especial* | Editora: Ática | Coleção: Vaga-Lume | Outubro 2015 | ISBN-13: 978-85-08-19104-8 | Capa: Hector Gómez (ilustração) | Capa: Marcelo Martinez (leiaute e adaptação da ilustração) | Dados Biográficos: Saiba mais sobre Afonso Machado | Prefácio: sem autor mencionado (O game da vida) | Álbum de Capas da Coleção |
*Edição Especial de Aniversário de 50 anos da editora Ática, com capa e contracapa que brilha no escuro.
O mestre dos games | Afonso Machado | Editora: Ática | Coleção: Vaga-Lume | Segmento: Fantasia | 2008 - 2011 | ISBN-13: 978-85-08-11896-0 | Capa: Hector Gómez (ilustração) | Capa: Carlos Magno (adaptação do leiaute) | Ilustrações: Hector Gómez | Dados Biográficos: Afonso Machado (por Afonso Machado) | Prefácio: sem autor mencionado (O game da vida) | Conteúdo Adicional: Almanaque Vaga-Lume (por Shirley Souza) | Álbum de Capas da Coleção |
Personagens: | Renato (adolescente de 13 anos: Cláudio Renato Cavalcante Marques) | seu Vito (avô de Renato: Vito Henrique Cavalcante, 75 anos) | Luci (mãe de Renato: Luci Cavalcante Marques) | Leandro (pai de Renato: Leandro Marques) | doutor Asdrúbal (delegado) | Mestre dos Jogos | Fênix Celestial (ave) | Guia das Trevas (cão) | Tico-Tico (emissário voador, pássaro) | Mosca Azul (emissário voador, inseto) | "chefe" (sequestrador: Francisco Caetano de Barros, 24 anos) | "mocinha" (sequestradora, namorada de Francisco, 16 anos) | "velho" (sequestrador: Aparecido Cardoso Matias da Silva, 68 anos) | André (tio de Renato: André Cavalcante) | seu Olavo (vizinho de seu Vito) | Lindson (jardineiro de seu Vito) | Raul (amigo de Renato) | investigador loiro | investigador moreno | Chupisco (cachorro de seu Vito, raça: chiuaua) | gavião | bebê na praia | jovem da voz aguda | jovem da voz rouca |
Locais: | chácara de seu Vito | Loteamento da Ilha (bairro da chácara) | Ponte Alta (cidade da chácara) | floresta | casa na floresta | cativeiro | Penteado (bairro do cativeiro) | delegacia de Ponte Alta | casa de Renato | Capital (cidade da casa de Renato - não é mencionado o nome da cidade, possivelmente São Paulo) |
Dedicatória: Para seu Pedro.
Prefácio: O game da vida (sem autor mencionado)
O homem desce do carro para fechar o portão. Do canto da tela aparecem três bandidos ninjas; um deles derruba o homem, que cai no chão e leva vários chutes. Ele tenta se levantar e é derrubado de novo. Mais chutes, sangue e gritos. O herói vê a cena e se aproxima. Prepara-se para reagir e salvar o homem, que precisa de sua ajuda. Os bandidos ninjas estão armados. Cuidado! Um tiro é disparado contra o herói…
Apertar as teclas rapidamente, superar dificuldades, enfrentar o perigo, criar estratégias, surpreender o inimigo, não cometer nenhum vacilo, escolher a melhor forma de atacar, vencer o combate. Ah, os games de ação têm tanta emoção! Mas, espera! A cena que se passa é real. Os bandidos são cruéis e a violência é brutal. O sangue é de verdade e os gritos são de dor. Está acontecendo na realidade. Um sequestro! E o homem que apanha dos bandidos é o meu avô, meu querido vovô!
É assim que Cláudio Renato, viciado no mundo virtual dos games de ação, sente a realidade cair em cima dele com toda a sua violência. Depois de varar mais uma noite jogando no seu videogame e tendo levantado de madrugada para sair com o avô, ainda não está completamente desperto, a cabeça no Jogo da Selva, quando a fatalidade acontece. É preciso ser muito rápido, a bala vem em direção ao herói, e o herói é ele!
Esse é apenas o primeiro desafio que Cláudio Renato terá de enfrentar se quiser preservar a vida e salvar a do avô. Segure-se, porque vem muito mais ação e suspense nas próximas páginas. [fonte: prefácio da edição de 2008]
Capítulos (28):
1 | Ninjas
2 | Intuição de mãe
3 | Chão frio de terra batida
4 | O mundo numa tela
5 | A foto
6 | Pé descalço
7 | O acaso
8 | Roupas na mochila
9 | Cimento fresco
10 | O Mestre dos Games
11 | Cemitério de destroços
12 | Pão com mortadela
13 | Bife com fritas
14 | Tico-tico
15 | Alarme
16 | O bilhete
17 | Aqui, agora
18 | Mosca azul
19 | Instante derradeiro
20 | Um segundo, apenas
21 | Tudo é possível
22 | Almoço de domingo
23 | Operação resgate
24 | Prótons e elétrons
25 | Sonhos e pesadelos
26 | Por onde ir?
27 | Game over
28 | Flores da quaresmeira
Conteúdo do Almanaque Vaga-Lume (por Shirley Souza, edição de 2008): | Geração mais inteligente | Pode fazer mal e pode fazer bem | Geração mais sedentária | Jogar no lixo não é uma boa | Era uma vez... o videogame | Um clássico na rede | Tudo que forma o universo | Existem outros mundos? | Que ciência é essa? | Eu já vivi isso antes! | Vida de todo ser | Diálogo com animais. É possível? |
Fontes:
- COLETIVO LEITOR. O mestre dos games. Disponível em: <https://www.coletivoleitor.com.br/nossos-livros/o-mestre-dos-games/>. Acesso em: 28 novembro 2021. [Internet Archive]
- MACHADO, Afonso. O mestre dos games. São Paulo: Ática, 2008. [ Contracapa | Sumário | Dedicatória | Prefácio | Almanaque ]
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