Páginas

domingo, 20 de abril de 2014

Perigos no mar (Aristides Fraga Lima)

capa 1 (1985-1991)
Capa criada por Adelfo Suzuki (ilustração) e Ary Almeida Normanha (layout) para o livro Perigos no mar, do escritor brasileiro Aristides Fraga Lima (1923-1996), publicado no Brasil entre 1985 e 1991 [capa 1] e em 1997 [capa 2] pela editora Ática, dentro da coleção Vaga-Lume. Publicado originalmente em 1985. Ilustrado por Adelfo Suzuki.

Sinopse: Durante uma pescaria em alto-mar, três jovens são vítimas de um naufrágio. Eles vagam pelo oceano Atlântico num pequeno bote, perdidos no litoral da Bahia. Conseguirão vencer os perigos do mar? A relação entre homem e a natureza na obra de Aristides Fraga Lima é tema recorrente. Neste Perigos no mar, os irmãos Márcio, Lino e Bete vão pescar com o pai e alguns amigos em uma escuna, no litoral de Salvador. A pescaria tinha tudo para ser uma delícia, mas o tempo muda repentinamente, e a sorte dos garotos também. Apanhados por uma tempestade, os três  são arrastados para longe e, sozinhos, têm de enfrentar terríveis perigos no oceano. A união entre eles e o bom uso do que a natureza lhes oferece serão fundamentais para sua sobrevivência. Por meio de uma emocionante história, este livro trata de temas como a união familiar e a consciência ecológica, questão de extrema importância a ser discutida com os jovens nos dias de hoje. [fonte: site da editora, link visitado em abril de 2014]
capa 2 (1997)

Oi, moçada! Sabem que saiu pra pescar nesta beleza de escuna? Márcio, Lino e Bete - três irmãos superbacanas - mais o pai deles e uma tripulação veterana. Mas imaginam só: de repente Márcio, Lino e Bete se veem perdidos no mar dentro do barquinho deles, o escaler Netuno. E os três náufragos passam por cada uma... Cuidado! Olha a baleia! Uau, ainda bem que eles são corajosos! Aposto que você ficou com vontade de saber muito mais das aventuras emocionantes destes valentes náufragos! Vamos lá, então? Que tal ler agorinha mesmo? [fonte: orelha da edição publicada em 1985]
orelha, por Edu

A capa do livro pela coleção Vaga-Lume sofreu pequenas alterações no layout em 1997 (conforme pode ser visto nesta postagem) e em 2002.


Conheça outras capas desse título, autor, editora, coleção/série ou capista nos marcadores abaixo.

Um comentário:

  1. Ótimo espaço de conhecimento que temos aqui, parabéns!!
    Gostaria de saber se você tem conhecimento da existência da da primeira publicação do livro O Escaravelho do Diabo de Lúcia Machado de Almeida, edição de 1955 que saiu na coleção "Edições O Cruzeiro", coleção essa pertencente a extinta revista O Cruzeiro? O livro saiu posterior a publicação de o Escaravelho do diabo na própria revista carioca, é um artigo raro, vi apenas em site de leilão, mas desconheço qualquer acervo que possua essa obra. Caso você tenha alguma informação peço que entre em contato comigo.

    ResponderExcluir