A França Antártica é um livro paradidático de História do Brasil do escritor brasileiro Antonio Carlos Olivieri, publicado originalmente no Brasil em 1995 pela editora Ática, dentro da coleção O Cotidiano da História. A temática histórica tratada no livro é a invasão francesa ao território do Brasil colonial em meados do século XVI, onde fundaram uma colônia, a França Antártica, na região da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro) entre 1555 e 1570, o que ocasionou, após a expulsão dos franceses, uma intensificação dos portugueses na colonização do território brasileiro. O livro é dividido em duas partes: uma narrativa ficcional mostrando a visão do personagem aos acontecimentos; e um apêndice com vários artigos de conteúdo histórico contextualizando o período.
Pierre Lambert é um náufrago de um navio corsário francês que encontra abrigo junto aos tupinambás. Contratado por Villegaignon para servir de intérprete, Lambert acaba liderando uma revolta contra a tirania do comandante. O plano é descoberto, mas ele consegue escapar, indo se refugiar novamente entre os tupinambás. A partir desse momento, o esperto francês participa ao lado de franceses, portugueses ou índios, de acordo com sua conveniência, de importantes episódios da tentativa de estabelecer uma colônia francesa em território brasileiro, em meados do século XVI. [fonte: site da editora, dezembro de 2000]
Eventos históricos abordados: (1) O Tratado de Tordesilhas e suas consequências (2) Invasões no Brasil: franceses e holandeses (3) Conflitos religiosos na Europa (4) Fundação da França Antártica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário