Páginas

Giselda Laporta Nicolelis: O caminho de Ísis (1992)

O caminho de Ísis é uma novela juvenil da escritora brasileira Giselda Laporta Nicolelis, publicado originalmente no Brasil em 1992. 

Ísis, uma adolescente como tantas, recebe um estranho presente: a reprodução de um talismã, o olho do falcão. Este é o começo de sua caminhada, uma iniciação que implica em várias e sucessivas provas. Uma história que nos remete aos segredos e às tradições do antigo Egito. Paralelamente a seu trajeto oculto, Ísis vai crescendo, tornando-se adulta, desvendando os diversos motivos de uma vida. [fonte: contracapa da edição de 1992, Editora Lê]


O caminho de Ísis. Giselda Laporta Nicolelis, Editora Lê. Coleção Mistérios e Magia. Nova Era. Virgílio Veloso. Marcos Lourenço. Walid Malek. Capas de Livros. Book Cover. 1992. O caminho de Ísis. Giselda Laporta Nicolelis. Editora Lê. Coleção Mistérios e Magia. 1992. Capa de Virgílio Veloso (ilustração) e Marcos Lourenço (leiaute). Ilustrações de Walid Malek.
O caminho de Ísis. Giselda Laporta Nicolelis. Editora Lê. Coleção Mistérios e Magia. 1992. Capa de Virgílio Veloso (ilustração) e Marcos Lourenço (leiaute). Ilustrações de Walid Malek.

Personagens: Ísis, mãe de Ísis, pai de Ísis, avó de Ísis, César (o "faraó", professor de História), Rita (empregada), Claudete (colega de escola de Ísis), Dona Dirce (professora substituta de História), Rodolfo (namorado de Ísis), idoso estranho, bisavô de Ísis, professora de Língua Portuguesa, mulher na rua, policial violento, amigo de Ísis, amiga negra de Ísis, porteiro do prédio (sonho), colega rica (sonho), homem epilético, colega que acompanha homem epilético no hospital, José (jardineiro da avó de Ísis), Celeste (empregada da avó de Ísis), vizinho da avó de Ísis, Raul (traficante adolescente do cursinho), Márcia (colega do cursinho), diretor jovem do cursinho, diretor idoso do cursinho, colegas da faculdade de Ísis, colega grávida de Ísis, mulher grávida, japonês (dono do salão de cabeleireiro), manicure e enfermeira da avó de Ísis. O livro é introduzido com a reprodução do mito da rivalidade entre os deuses egípcios Osíris e Seth, conforme recolhido pelo historiador grego Plutarco, onde são citados alguns dos mais de três mil deuses da mitologia egípcia: Osíris, Ísis, Seth, Hórus, Tot, Anúbis e Néftis. 

Capítulos: O livro é dividido em 12 capítulos, sem título e representados por algarismos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário