Capas dos livros da série Diário de um banana, de Jeff Kinney


Diário de um banana (Diary of a wimpy kid) é uma série de livros infantis do escritor, designer de jogos e ilustrador americano Jeff Kinney (1971-). Publicada desde 2007, a série conta atualmente com 9 livros lançados.

Com o subtítulo de "um romance em quadrinhos", a série narra em formato de diário o dia a dia de Greg Heffley, um garoto comum de 13 anos,  enfrentando divertidamente os desafios da puberdade. Greg escreve em seu diário, com engraçadíssimos desenhos para explicar e reforçar o que escreveu, o seu relacionamento com sua família, com seus colegas de escola e professores, com seu melhor amigo (Rowley Jefferson), suas tentativas nem sempre bem sucedidas com as garotas, além de fatos típicos (ou não tão típicos assim) na vida de um garoto.

O primeiro esboço de Greg Heffley foi criado por Jeff Kinney em janeiro de 1998. Com o passar dos anos, Kinney foi criando vários esboços e histórias envolvendo o personagem. Quando ele resolveu reunir todas as histórias criadas em um mesmo volume resultou em 1300 páginas. Em 2004, Kinney disponibilizou todo esse material no site funbrain.com. Em 2007, a editora Amulet Books publicou Diário de um banana no formato de livro, utilizando parte do material disponível (na realidade, menos de 10%). Os três primeiros livros é formato com o material do site, com alguns trechos inéditos, mas a partir do quarto volume, Jeff Kinney começou a produzir textos e ilustrações inéditos. Os livros da série Diário de um banana são best-sellers internacionais, tendo sido traduzido para mais de 40 idiomas.

Os livros que compõe a série são: Diário de um banana (Diary of a wimpy kid, abril de 2007), Rodrick é o cara (Rodrick rules, fevereiro de 2008), A gota d'água (The last straw, janeiro de 2009), Dias de cão (Dog days, outubro de 2009), A verdade nua e crua (The ugly truth, novembro de 2010), Casa dos horrores (Cabin fever, novembro de 2011), Segurando vela (The third wheel, novembro de 2012), Maré de azar (Hard luck, novembro de 2013) e Caindo na estrada (The long haul, novembro de 2014), Bons tempos (Old school, novembro de 2015). Todas as ilustrações, inclusive da capa, são de autoria do próprio Jeff Kinney. O layout da capa (título e moldura) é criação de Chad W. Beckerman.

O primeiro, segundo e quarto livros foram adaptados para o cinema: Diário de um banana - O filme (março de 2010, Diary of a wimpy kid), Diário de um banana 2: Rodrick é o cara (março de 2011, Diary of a wimpy kid: Rodrick rules) e Diário de um banana 3: Dias de cão (agosto de 2012, Diary of a wimpy kid: Dog days).


No Brasil, os livros são publicados, desde abril de 2009, pela V&R (Vergara & Riba), editora argentina fundada em 1996 por Trini Vergara e Lidia María Riba. Em 1998, a editora abriu uma filial no Brasil (na cidade de Cotia, estado de São Paulo) passando a publicar os títulos de seu catálogo no país. Os cinco primeiros títulos foram traduzidos por Antonio Macedo Soares (creditado também como Antonio de Macedo), enquanto que a partir do volume 6 (Casa dos horrores) a tradução passou a ser realizada por Alexandre Boide.



Nº 1
Diário de um banana
abril de 2009
COMPRE
Nº 2
Rodrick é o cara
setembro de 2009
COMPRE
Nº 3
A gota d'água
2010
COMPRE

Nº 4
Dias de cão
abril de 2011
COMPRE
Nº 5
A verdade nua e crua
setembro de 2011
COMPRE
Nº 6
Casa dos horrores
2012
COMPRE

Nº 7
Segurando vela
maio de 2013
COMPRE
Nº 8
Maré de azar
julho de 2014
COMPRE
Nº 9
Caindo na estrada
abril de 2015
COMPRE

Nº 10
Bons tempos
novembro de 2015
COMPRE
Nº 11... Aguardem!
Nº 12... Aguardem!























































































Além dos livros da série, foram lançados outros dois livros complementares: Faça você mesmo e O livro do filme. O primeiro, Faça você mesmo (Do-it-yourself book), foi lançado nos Estados Unidos em 2010 e trazia muitas atividades para o próprio leitor criar seu próprio diário e histórias. Além disso, trouxe vários quadrinhos inéditos e coloridos (inclusive as engraçadíssimas tiras do "Epa, neném!") e espaços em branco para que as crianças liberarem sua imaginação como cartunistas. Em 2012, foi lançada uma nova edição do livro numa versão ampliada. Ambas as edições foram publicadas no Brasil pela editora V&R, em tradução de Anita Silveira e Augusto Pacheco Calil. O segundo livro extra, O livro do filme (Movie Diary), foi lançado nos Estados Unidos em março de 2010. Esse livro traz informações dos bastidores da adaptação para o cinema do primeiro livro da série, como escolha do elenco e locação, criação do roteiro, todo o processo de produção e fotos de cenas do filme. Com o lançamento dos outros dois filmes da série, o livro foi ampliado e atualizado para contemplar informações sobre os novos filmes: a primeira edição revisada saiu nos Estados Unidos em fevereiro de 2011 e a segunda em junho de 2012. No Brasil, o livro foi lançado em 2012 pela editora V&R, contemplando a edição que contém as informações sobre os três filmes, em tradução de [xxxx], com o subtítulo "Como Greg chegou em Hollywood". Afinal, como diz a contracapa do livro, "até um banana pode virar uma estrela de Hollywood".

Faça você mesmo
2010
COMPRE
Faça você mesmo (2)
setembro de 2012
COMPRE
O livro do filme
março de 2012
COMPRE

























Sinopses:

[Todas as sinopses foram extraídas das contracapas dos respectivos livros]

Diário de um banana: Greg Heffley vive no inferno. Ou seja: no sexto ano do ensino fundamental. Franzino, Greg divide os corredores de sua escola com um bando de adolescentes que já se barbeiam. Para fugir destes "malvados" e conseguir um pouco de popularidade (super necessário para conquistar as garotas), nosso amigo se envolve em hilariantes aventuras. Todos temos (ou já fomos) perto de nós um doce garoto banana.

Rodrick é o cara: Faça o que quiser, só não pergunte a Greg Heffley como foram suas férias de verão, porque ele realmente não quer falar sobre isso. De volta às aulas, Greg está ansioso para enterrar de vez os últimos três meses... E um acontecimento em particular. Mas seu irmão mais velho, Rodrick, não vai deixar que as coisas caiam no esquecimento assim tão fácil. Ele é testemunha de um "pequeno" incidente que Greg quer manter em sigilo. Mas sabe como são os segredos, não é? Logo, logo estão na boca do povo, especialmente quando há um diário envolvido na confusão.

A gota d'água: Greg não toma jeito mesmo. E a cada dia se envolve em mais confusões. O difícil é fazer seu pai engolir esse "talento" de Greg para se meter em situações embaraçadoras. Ele já está por aqui com o garoto. E para botar algum juízo na cabeça dele, Frank Heffley tenta de tudo um pouco. É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual será a gota d'água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez?

Dias de cão: Férias de verão: o tempo está lindo e toda a garotada está se divertindo ao ar livre. Onde está Greg Heffley? Dentro de sua casa, jogando videogame com as cortinas fechadas. Greg, um "caseiro" assumido, está vivendo sua última fantasia de verão: nada de responsabilidades e regras. Mas a mãe de Greg tem uma visão diferente de um verão ideal... muitas atividades fora de casa e "união da família". Qual ponto de vista vai ganhar? Ou será que uma nova aquisição para a família Heffley pode mudar tudo?

A verdade nua e crua: Greg Heffley sempre quis crescer logo. Mas será que ficar mais velho é tão legal assim? De repente, Greg começa a lidar com as pressões das festas de meninos e meninas, com o aumento de responsabilidades e também com as mudanças embaraçosas que acompanham o crescimento. E depois de uma grande briga com seu melhor amigo Rowley, parece que Greg vai ter de encarar sozinho a "verdade nua e crua"...

Casa dos horrores: Mais uma vez, Greg Heffley entrou numa fria. Melhor dizendo: numa gelada. O muro da escola foi pichado e ele é o principal suspeito. Mas Greg é inocente... ou quase isso. A polícia está atrás dele, porém uma nevasca inesperada impede os Heffley de sair de casa. Greg ganha tempo, mas sabe que, quando o gelo derreter, terá de encarar a dura realidade. Pensando bem, talvez seja muito melhor passar o resto da vida atrás das grades do que preso com a família dentro de casa durante todo o inverno.

Segurando vela: O Dia dos Namorados está chegando e Greg Heffley continua sozinho. Mas um baile organizado pela escola pode mudar tudo. Ele precisa encontrar uma garota urgentemente. Para isso, conta com a ajuda de outro “solteirão”, Rowley, seu melhor amigo. A ideia de Greg é usar Rowley como isca para atrair as meninas, uma espécie de coadjuvante de luxo que auxilia o ator principal a brilhar. Será que este plano vai dar certo? Ou será que a flecha do cupido vai tomar um rumo inesperado?

Maré de azar: Greg Heffley está chateado. Seu companheiro de todas as horas, Rowley, o abandonou, e encontrar novos amigos na escola acabou se revelando uma tarefa muito difícil. Para mudar de estratégia, Greg decide arriscar e tomar decisões de acordo com sua sorte. Será que um lance de dados pode mudar as coisas, ou a vida de Greg está destinada a ser uma maré de azar?

Caindo na estrada: As férias do Greg tinham tudo para serem perfeitas, até que sua mãe vem com a bomba - eles farão uma viagem de carro em família. Bem, uma viagem desse tipo tem tudo para ser algo muito divertido... ou não, ainda mais se for a família do Greg. A jornada começa cheia de promessas, mas logo sofre reviravoltas dramáticas. Banheiros de posto de gasolina, gaivotas ensandecidas, malas perdidas, um porco faminto... Mas até a viagem mais desastrosa pode virar uma grande aventura - e desta os Heffley não vão se esquecer tão cedo.

Bons tempos: A vida era melhor antigamente. Bem, pelo menos é o que dizem. Mas Greg Heffley, um garoto bastante acostumado ao conforto do mundo moderno, não concorda muito com isso. E uma decisão polêmica vai colocar o seu paraíso tecnológico em curto-circuito: todos em sua cidade resolvem dar um tempo dos aparelhos eletrônicos. Dentro e fora de casa, Greg terá que enfrentar o dia a dia à moda antiga. Será que ele vai conseguir sobreviver do mesmo jeitinho que se fazia nos "bons e velhos tempos"?



Personagens:

Greg Heffley, Rowley Jefferson (melhor amigo de Greg), Frank Heffley (pai de Greg), Susan Heffley (mãe de Greg), Rodrick Heffley (irmão mais velho de Greg), Manny Heffley (irmão mais novo de Greg), Holly Hills (garota por quem Greg é apaixonado), Fregley (garoto estranho da escola de Greg), Chirag Gupta (colega de escola), Charlie (tio de Greg), Patty Farrel (colega de escola).



Curiosidade

As tiras de quadrinhos encontradas no livro Faça você mesmo são: Epa, neném!; Eugênio Feioso; Gracinha; Creighton, o Cretino; A incrível polícia do peido; Skatistas Radikais.

  


E quais livros o blogueiro leu?

Dos livros mencionados nessa postagem, o blogueiro teve a oportunidade de ler: Diário de um banana, Rodrick é o cara, A gota d’água, Dias de cão, A verdade nua e crua, Casa dos horrores, Segurando vela, Maré de azar, Caindo na estrada e Faça você mesmo (edição ampliada).

O blog é uma homenagem ao dedicadíssimo trabalho dos talentosos profissionais que criam as belas capas dos livros, especificamente nessa postagem à Jeff Kinney e Chad W. Beckerman que idealizou as capas dos livros da série Diário de um banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário