Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2019

Thomas Luke [Graham Masterton]: Fobia (1980)

Phobia. Thomas Luke (Graham Masterton). Editora Pocket Books. 1980.
Primeira Edição (1980)
Fobia é um livro de horror do escritor escocês Graham Masterton (1946-), única obra em que o autor utilizou o pseudônimo Thomas Luke. O livro foi publicado originalmente nos Estados Unidos em agosto de 1980 pela editora Pocket Books, com o título Phobia. No Brasil, foi publicado pela primeira e única vez em 1982 pela editora Francisco Alves, em tradução de Luiz Horácio da Matta. O livro, na realidade, é uma romantização do roteiro de um filme canadense de mesmo nome, Phobia (sem título no Brasil), que foi lançado nos cinemas norte-americanos um mês após o lançamento do livro, em setembro de 1980. O roteiro foi escrito por Lew Lehman, Jimmy Sangster e Peter Bellwood, baseado em argumento de Gary Sherman e Ronald Shusett.

Quando criança Peter Ross assistia à morte de sua irmã, afogada na piscina da casa onde moravam, quando esta tentava convencê-lo de que sua boneca sabia nadar. Peter ficara paralisado de terror, e não emitira um só grito para que a socorressem. Tempos depois, seu pai usara a forma pouco ortodoxa de ensinar-lhe a nadar, atirando-o na piscina. Surtira o efeito, aprendera a nadar. Mas o trauma da morte da irmã marcou-lhe a vida e influiu no psiquiatra behaviorista em que se transformara quando adulto. Peter Ross tinha a seus cuidados cinco pacientes homicidas - cinco cobaias humanas para uma radical experiência psicológica. Cinco homens e mulheres que nada tinham em comum, exceto o medo compulsivo, irracional e consumidor que governa suas vidas, tornando-os indefessos. O tratamento que Ross impunha a seus pacientes era chamado por ele de "terapia de implosão", que consistia, basicamente, de projeções de filmes em que o paciente via na tela imagens que não podia suportar. Imagens que os transtornavam a tal ponto que tremiam de pavor todas as vezes em que o Dr. Ross iniciava sua "terapia". Aos poucos, esses pacientes começam a morrer. Vitimados por aquilo que cada um mais temia. E, para os sobreviventes, passou a existir um outro motivo de medo: um louco, dominado por uma sombria e peculiar obsessão... [fonte: orelha da edição da editora Francisco Alves, 1982]


Fobia. Thomas Luke (Graham Masterton). Editora Francisco Alves. Coleção Mestres do Horror e da Fantasia, Nº 5. 1982. Tradução de Luiz Horácio da Matta.
Fobia. Thomas Luke (Graham Masterton). Editora Francisco Alves. Coleção Mestres do Horror e da Fantasia, Nº 5. 1982. Tradução de Luiz Horácio da Matta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário