Os bandeirantes é um livro paradidático de História do Brasil do escritor e historiador brasileiro Mustafa Yazbek, publicado originalmente no Brasil em 1985 pela editora Ática, dentro da coleção O Cotidiano da História. A temática histórica tratada no livro são as expedições de exploração do interior do território brasileiro ocorridas durante o século XVII (1601-1700) conhecidas como bandeiras, realizadas por sertanistas (os bandeirantes) em busca de riquezas mineiras, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos, contribuindo diretamente para a expansão territorial do Brasil para regiões como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O livro é dividido em duas partes: uma narrativa ficcional mostrando a visão do personagem aos acontecimentos; e um apêndice com vários artigos de conteúdo histórico contextualizando o período.
Neste livro, você poderá conhecer a trajetótia de uma bandeira paulista que sai em busca de índios, na primeira metade do século XVII. Embora imaginária, a história foi inspirada e fundamentada em documentos históricos. Você poderá descobrir um pouco do cotidiano dos antigos habitantes da América portuguesa, acompanhando a partida da bandeira da vila de São Paulo, seu percurso pelos sertões do sul e seu ataque a uma aldeia de índios administrada por jesuítas espanhóis. Os bandeirantes são descritos com suas grandezas e mazelas, como conquistadores de um imenso continente para a Coroa portuguesa à custa do extermínio de muitas vidas. [fonte: contracapa da edição de 2003]
Eventos históricos abordados: (1) São Paulo no século XVII (2) Uma bandeira de caça ao índio: preparativos, composição, objetivos, cotidiano (3) Missões jesuíticas: a catequese e aculturação indígena (4) O choque violento entre bandeirantes e reduções (5) Uma visão crítica do mito do bandeirismo (6) A expansão das fronteiras brasileiras.