Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Pedro Calmon: O rei cavaleiro - Vida de D. Pedro I (1933)

O rei cavaleiro: Vida de D. Pedro I é um romance histórico do escritor brasileiro Pedro Calmon, publicado originalmente no Brasil em 1933 pela Companhia Editora Nacional. Em 1943 foi publicada uma edição revisada e ampliada da obra, trazendo novas notas e a consulta de outros documentos.

O livro é uma biografia romanceada de D. Pedro I (1798-1834), o primeiro imperador do Brasil, que reinou entre 7 de setembro de 1822 a 7 de abril de 1831 (também foi rei de Portugal durante alguns meses de 1826, com o título de D. Pedro IV). Na orelha da 3ª edição do livro (Saraiva, 1948) lemos: 

"Pedro Calmon em O Rei Cavaleiro cuidou sobretudo de reabilitar D. Pedro I. Não nos traçou, nesse rigoroso estudo histórico, uma visão deformada do admirável filho de D. João VI e Carlota Joaquina. Procurou, ao contrário, compreender aquele ser contraditório e privilegiado, afim de fixar, consoante era seu propósito mesmo, uma apreciação simples e útil ao homem, desse extraordinário homem que foi herói e profeta. Esta é uma biografia enternecida de D. Pedro I. Mas é também um panorama da época, da sociedade brasileira do passado, e, ainda, uma síntese justa e precisa do agitado mundo de então - tempo em que novas ideias e novos ideais se constituíam ou alcançavam os seus primeiros e definitivos triunfos. Pedro I - e é o que o historiador prova através de cerrada documentação e por meio de arguta aproximação de ocorrências - era um homem do seu tempo, sabendo apreciar os problemas, analisar os fatos e descortinar as linhas do futuro, pressentindo como ninguém, e com raro senso de oportunidade, as transformações da hora."