Páginas

domingo, 27 de novembro de 2016

Pedro Bandeira: A droga da obediência (1984)

Fichamento por: Daniel Medeiros Padovani, 27/11/2016.
A droga da obediência é uma novela policial juvenil do escritor brasileiro Pedro Bandeira, publicado originalmente no Brasil em agosto de 1984 pela editora Moderna. É o primeiro volume de seis títulos da série Os Karas. | Álbum de Capas do Autor | Álbum de Capas da Série |

Os Karas - Miguel, Magrí, Calú, Crânio e Chumbinho - são um grupo de amigos que estuda no colégio Elite. Eles participam de várias aventuras de suspense em que precisam desvendar alguns crimes. Em A Droga da Obediência, o grupo de jovens detetives desmantela uma intricada séries de sequestros ocorridos em São Paulo. Os Karas tomam conhecimento de uma onda de desaparecimentos envolvendo alunos de vários colégios conhecidos e decidem investigar o que está acontecendo. Reúnem-se em seu esconderijo secreto, no vasto forro do imenso vestiário do colégio Elite, e lá traçam um plano de ação para libertar um dos amigos. Depois de uma série de investigações e deduções, chegam a uma organização criminosa: a Pain Control, que deseja, manipulando fórmulas químicas, controlar a dor da humanidade e, assim, a duração e a qualidade da vida humana. O responsável por essa organização é o Dr. Q.I., um tresloucado cientista, que usa os estudantes para testar suas teorias extravagantes e autoritárias para dominar toda a humanidade. [fonte: Lucy Wenzel - Editora Moderna: Projeto de Leitura]

A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas, Nº 1. Editora Moderna. Coleção Biblioteca Pedro Bandeira. 2014-atualmente. ISBN: 978-85-16-09576-5. Capa de Ricardo Postacchini. Ilustrações de Hector Gómez.A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas, Nº 1. Editora Moderna. Coleção Biblioteca Pedro Bandeira. 2014-atualmente. ISBN: 978-85-16-09576-5. Contracapa de Ricardo Postacchini. Ilustrações de Hector Gómez.
A droga da obediência. Pedro Bandeira. Série Os Karas, Nº 1. Editora Moderna. Coleção Biblioteca Pedro Bandeira. 2014-atualmente. ISBN: 978-85-16-09576-5. Capa de Ricardo Postacchini. Ilustrações de Hector Gómez.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Vários Autores: De conto em conto (2002)

De conto em conto | Vários Autores | Editora: Ática | Coleção: Quero Ler (Contos) | Segmento: Série Azul | 2002-2014 | ISBN: 85-08-08271-1 (2002-2007, aluno) | ISBN: 85-08-08272-X (2002-2007, professor) | ISBN: 978-85-08-08271-1 (2008-2014, aluno) | Capa: Orlando (ilustração) | Ilustrações: Orlando |
De conto em conto
é uma antologia de doze contos de vários escritores brasileiros, direcionados para o público juvenil, e publicado originalmente no Brasil em 2002 pela editora Ática.

Histórias pequenas no tamanho, mas enormes na emoção. Assim são os contos deste livro. São doze preciosidades de diferentes autores que vão lhe revelar todo tipo de sentimento: do riso frouxo até a tristeza mais doída. [fonte: Editora Ática] Um Papai Noel persegue um ladrão, um torcedor se vê em plena comemoração do time adversário, uma menina esperta ajuda seu pai a ganhar uma competição. De conto em conto você vai conhecer neste livro essas e outras histórias fascinantes. Daquelas que a gente lê e quer mais. [fonte: contracapa, 2002, Ática, Literatura em minha casa]

Os 12 contos que compõem a antologia são: | Negócio de menino e menina (Ivan Angelo)  | O torcedor (Carlos Drummond de Andrade) | Passeio (Fernando Sabino) | Plebiscito (Arthur Azevedo) | Biruta (Lygia Fagundes Telles) | Pega ladrão, Papai Noel (Marcos Rey) | O homem que sabia javanês (Lima Barreto) | A marinheirinha (Pedro Bandeira) | Um apólogo (Machado de Assis) | Boa de garfo (Luiz Vilela) | Festa (Wander Pirolli) | Corinthians 2 x Palestra 1 (Antônio de Alcantâra Machado) |

Nota: Para a edição publicada em 2002 pelo programa Leitura em Minha Casa, do Ministério da Educação, foram excluídos três contos: "Plebiscito", "O homem que sabia javanês" e "Corinthians 2 x Palestra 1", totalizando assim 9 contos nessa edição específica.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Monteiro Lobato: Coleção Rocambole, adaptações: Narizinho Arrebitado - A pílula falante - As jabuticabas - O Sítio do Picapau Amarelo - Pedrinho e o saci - O nascimento do Visconde - O casamento da Emília - A visita do Príncipe - Miss Sardine - E era onça mesmo! - Assembleia na mata - Os espiões da Emília (1991)

Google Fotos: Monteiro Lobato
Google Fotos: Rocambole (Brasiliense)
Rocambole: Aventura de Viver foi uma coleção publicada pela editora Brasiliense em 1991 que traziam adaptações fragmentos selecionados de três livros infantis de Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho, O saci e Caçadas de Pedrinho

O público alvo eram crianças em processo de alfabetização, permitindo assim que elas fossem apresentadas ao universo lobatiano através de livros curtos (em média 20 páginas) e ricamente ilustrados por Moacir Rodrigues ou Paulo Von Poser. O catálogo da coleção foi formado com 12 títulos e continuou sendo editado pela Brasiliense até 2005.

Os títulos da coleção foram:

- de Reinações de Narizinho: Narizinho arrebitado - A pílula falante - As jabuticabas - O nascimento do Visconde - O casamento da Emília - A visita do Príncipe - Miss Sardine.

- de O saci: O Sítio do Picapau AmareloPedrinho e o saci.

- de Caçadas de Pedrinho: E era onça mesmo! - Assembleia na mata - Os espiões da Emília

Todas as sinopses nessa postagem foram extraídas das contracapas dos respectivos livros.

Especial: Capas dos livros infantis de Monteiro Lobato nas décadas de 1950 e 1960

Em 27 de junho de 1945, o escritor taubateano Monteiro Lobato (1882-1948) assinou contrato com a Editora Brasiliense para a edição de suas Obras Completas. Até então, seus livros estavam sendo publicados pela Companhia Editora Nacional. A partir de então, Lobato passou a revisar sua obra. Em 1947 foi lançado a 1ª Série, Literatura Geral, que trazia sua obra para o público adulto em 13 volumes. Em 1948, chegou ao público a 2ª Série, Literatura Infantil, em 17 volumes. Foram editados em capa dura, e na maioria dos volumes, com dois títulos cada.

A partir de 1949, a editora Brasiliense, em paralelo com o lançamento das edições da Obras Completas, passou a editar os livros infantis de Monteiro Lobato em volumes individuais, em capa dura e ilustrada.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Antonio Carlos Neves: Tem um ET na minha TV (1996)

Tem um ET na minha TV é uma novela do escritor brasileiro Antonio Carlos Neves, direcionado ao público juvenil e publicado originalmente no Brasil em 1996 pela editora Formato.

Sinopse: André e Amanda, Feijão e Rolha-de-Poço moram em Nova Almeida, no Espírito Santo, e se envolvem numa estranha e perigosa aventura a partir do momento em que um extraterrestre começa a aparecer nas telas de suas televisões. Após uma série de aparições repentinas e rápidas, o ET finalmente consegue fazer contato e pede ajuda às crianças para combater o terrível Azmanur, criminoso intergalático que viera para a Terra... [Fonte: site Skoob, visitado em novembro de 2016]

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Giselda Laporta Nicolelis: Rumo à liberdade (1981)

Rumo à liberdade é uma novela da escritora brasileira Giselda Laporta Nicolelis, direcionado ao público juvenil e publicado originalmente no Brasil em 1981 pela editora Moderna.

Sinopse: O doloroso momento de deixar quem se ama. A amizade entre um garoto e um pássaro até a hora da separação. Um amigo pode abandonar o outro? Tem esse direito? Amizade é posse? Um filho pode abandonar a casa onde nasceu? [fonte: contracapa, edição de 1988] Luís é um garoto solitário que vive com a mãe e o avô; seu pai morreu muito cedo, e, por esse motivo, ele se sente diferente dos outros colegas. O avô, querendo alegrar o neto, dá a ele de presente um filhote de Vira - pássaro preto, muito comum no interior, conseguido por intermédio de seu amigo fazendeiro. Através desse inusitado animal de estimação, Luís irá descobrir o valor da amizade e também se conscientizar de que amar ou ser amigo de alguém não significa restringir a liberdade do outro. Isso irá amadurecê-lo e mesmo influenciar seu futuro: depois de formado, decide ir clinicar numa cidadezinha que precisa urgentemente de médico - oportunidade única para pôr em prática seus ideais de vida. [fonte: contracapa, edição de 2003]

sábado, 12 de novembro de 2016

Giselda Laporta Nicolelis: O resgate da esperança (1994)

O resgate da esperança é uma novela da escritora brasileira Giselda Laporta Nicolelis (1938-), direcionado ao público juvenil e publicado originalmente no Brasil em 1994 pela editora Scipione.

SinopseUm povo indígena vive em tranquilidade até a chegada do homem branco, que traz os vícios da civilização. Morrem muitos índios. Com falta de perspectivas, os mais velhos decidem que as mulheres devem parar de ter filhos, a fim de que, aos poucos, a raça desapareça. No entanto, uma jovem índia grávida resolve ter seu filho. Depois de vagar pela mata, ela e o marido encontram um agrupamento de brancos indigenistas preocupados com a extinção dos índios. (contracapa, edição de 1999)

Giselda Laporta Nicolelis: Em busca do pai (1996) / Sem medo de viver (2006)

Em busca do pai é uma novela juvenil da escritora brasileira Giselda Laporta Nicolelis, publicado originalmente em 1996 pela editora Moderna. Em 2006, o livro foi republicado pela editora Scipione com um novo título: Sem medo de viver. O livro é indicado para adolescentes a partir dos 13 anos de idade e entre os temas abordados no livro estão: o não reconhecimento de paternidade, a busca na justiça pelo reconhecimento de filiação, os relacionamentos amorosos entre patrões e empregados e a diferença social entre pobres e ricos. 

Cris vivia com sua mãe, seus avós maternos, uma tia e uma prima. Levava uma vida simples, com muitas dificuldades, e eu seu coração carregava o peso de não conhecer seu pai. Apoiada pelo professor de Biologia, uma amiga, o namorado e sua mãe, um dia ela decide desvendar esse passado e ir em busca de seus sonhos para o futuro. [fonte: contracapa da edição de 2006] Talvez, pior que ter um futuro incerto, seja ter um passado obscuro. Pobre Cris! Estudante humilde, sem pai, mãe costureira, ela tem de lutar por um futuro melhor. Não há muita expectativa até descobrir que seu pai está vivo e, além de tudo, é rico e poderoso. A partir daí, você vai descobrir que a justiça existe e que a esperança nunca deve ser perdida. [fonte: contracapa da edição de 1996]


sábado, 5 de novembro de 2016

Missionários Redentoristas: Fé e Vida

Capa de 2010
Fé e Vida é um livrinho de 96 páginas publicado no Brasil desde 1975 pelos Missionários Redentoristas, através da editora Santuário. Ele traz um resumo das principais crenças da Igreja Católica Apostólica Romana, apresentando orações e cânticos religiosos, muito utilizado pelos catequistas nas décadas de 1980 e 1990.

Sobre o livro, pode-se ler no site da editora Santuário: "Palavras de Deus que poderão orientar sua vida e ajudá-lo a responder muitas perguntas que estão dentro de você. Traz um resumo das verdades que devemos crer, viver e ensinar aos outros. É uma espécie de manual de catequese, compondo-se dos principais temas da nossa fé e das orações de todos os dias." [fonte: site da editora, visitado em novembro de 2016]

O livro é dividido nas sessões: Temas Missionários, Orações, Celebrações, Roteiro para reuniões de Evangelização e Cânticos (para as missões, a Nossa Senhora e da Missãozinha).