O menino dos óculos de aro de metal é um livro infantojuvenil do escritor brasileiro Everaldo Moreira Veras, publicado originalmente no Brasil em 1977 pela Companhia Editora de Pernambuco. Foi o primeiro livro publicado do autor.
Uma história de amor, uma história de aventuras empolgantes entre a realidade de fora e o simbolismo da realidade interna nas emoções da busca da Flor-do-Sol. Somente a solidariedade da turma do Teno, enfrentando riscos inimagináveis, consegue superar as dificuldades opostas na conquista do objetivo final. [fonte: orelha da edição de 1979] "A história mostra o encontro de Saulo, o personagem-narrador, com Teno, ‘o menino dos óculos de aro de metal’, de quem fica muito amigo e em cuja casa passa a viver. Até que o menino fica doente e Saulo sai em busca do ‘pólen da Flor-do-Sol’, que poderia curá-lo, conforme o mágico Salir dissera." [ALERTA DE SPOILER: para ler selecione o trecho em branco a seguir] "Mas ao final de muitas aventuras e sofrimentos, quando Saulo volta com o remédio, encontra o amigo morto e morre também. Só nesse momento é que, apanhado em total surpresa, o leitor descobre que o personagem-narrador era um pássaro. E só então uma série de afirmações e incidentes que, durante a leitura, haviam parecido quase inverossímeis, mágicos ou exagerados... recebem sua verdadeira dimensão e tudo se justifica." [FIM DO SPOLIER] (COELHO, 2006)
O menino dos óculos de aro de metal. Everaldo Moreira Veras. Edições Edificantes. 2003.
O menino dos óculos de aro de metal. Everaldo Moreira Veras. Editora Brasiliense. Coleção Jovens do Mundo Todo. 1978-1981 (2ª a 5ª edição).
[CAPA NÃO ENCONTRADA]
O menino dos óculos de aro de metal. Everaldo Moreira Véras. Companhia Editora de Pernambuco - CEPE (Recife-PE). Janeiro de 1977 (1ª edição). Prefácio de Mauro Mota (poeta). Capa de Júlio Gonçalves.
Outras informações:
Prêmios: O livro ganhou em 1977 o Prêmio Othon Bezerra de Melo (ficção), da Academia Pernambucana de Letras; e, Menção Honrosa no Prêmio José Condé, da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco.
Capítulos: O livro na edição da editora Brasiliense possui 19 capítulos, numerados em algarismos romanos e titulados, e subdividos em duas partes (em cada parte a numeração dos capítulos são reiniciadas, sendo 10 capítulos de I a X na primeira parte e 9 capítulos de I a IX na segunda parte). O livro possui um texto final chamado "Um recado". Primeira Parte: Teno - (1) Descoberta na manhã de sol (2) A casa bonita e o esconderijo (3) Revelação triste ou o segredo número um (4) A apresentação perigosa (5) Liberdade e coragem abafadas (6) Novas descobertas, novos amigos (7) A ausência demorada e o pai feroz (8) O dia seguinte, uma ansiedade (9) O médico barbudo e as notícias (10) Salir e a resposta da consulta. Segunda Parte: A travessia - (11) A reunião, um comício de amor (12) Viagem dolorosa (13) A chegada, suspiro de alívio (14) A bicicleta repuxada e pedalada (15) A surpresa, o quê?! (16) Uma decisão muito difícil (17) A fuga desesperada (18) Zé Júlio e o retorno (19) A festa acabada ou a nuvem inquieta.
Fontes:
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006, p. 251.
Fontes:
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006, p. 251.
Meu falecido pai me recomendou/deu esse livro pra mim quando era criança. Gostaria tanto que tivesse uma versão e-book ou coisa do tipo :(
ResponderExcluir