Primeira Edição (1954) Book cover by Stanley Melzoff |
Eu sou a lenda é um livro de horror e ficção científica do escritor norte-americano Richard Matheson (1926-2013), publicado originalmente nos Estados Unidos em julho de 1954 pela editora Gold Medal Books, com título I am legend. No Brasil, foi publicado pela primeira vez em 1981 pela editora Francisco Alves, em tradução de Paula Castro e Fausto Cunha. O livro também foi publicado com o título A última esperança sobre a Terra.
Terminada a guerra, manifesta-se estranha epidemia, trazida pelas tempestades de poeira e pelos mosquitos. Durante o dia, as pessoas permanecem em coma profundo; à noite, despertam repentinamente e saem em busca de alimento. Mas só de um: sangue. Médicos e cientistas não conseguem diagnosticar a enfermidade nem encontrar a cura. O que é mais grave: a epidemia se alastra rapidamente, desorganizando toda estrutura social. Todos ou quase todos acabam sendo atingidos pela nova Peste e a única solução é queimar os corpos numa gigantesca fornalha atômica: porque, de outra forma, os mortos retornam, sedentos de sangue. Em meio a esse pesadelo, um homem não foi contaminado, por ter adquirido uma espécie de imunidade. Robert Neville, então, empreende uma operação de extermínio dos sobreviventes e, ao mesmo tempo, procura descobrir a origem da misteriosa doença. Ela sempre existiu, mas tinha sido encoberta, através dos séculos, pelo manto da fantasia, da superstição e do medo. Transformara-se numa lenda sinistra o que não passava de um fenômeno natural: a infecção por um bacilo. E Robert Neville, refugiado numa casa à prova de vampiros, vai desmontando, um a um, os disfarces da lenda. Ele considera-se o último ser normal sobre a Terra. O último homem. Porém, um dia encontra Ruth, à luz do dia, e vê-se abalado por uma terrível revelação. [fonte: orelha da edição da editora Francisco Alves, 1981]
Eu sou a lenda. Richard Matheson. Editora Aleph. Novembro de 2015. ISBN: 978-85-7657-271-8. Capa de Pedro Inoue. Tradução de Delfin. Prefácio de Stephen King. Ensaio "Apocalipse vampiro: uma crítica biocultural de Eu sou a lenda", de Mathias Clasen, professor da Universidade de Aarhus da Dinamarca (tradução de Luana França). Contém entrevista com Richard Matheson e notas originais do autor.
Eu sou a lenda. Richard Matheson. Editora Novo Século. 2007. ISBN: 978-85-7679-133-1. Capa baseada em poster de filme (Eu sou a lenda, 2007). Tradução de ... Essa edição traz mais dez contos do autor: Talentos enterrados (Buried talents, 1987), Quase defunto (Deadline, 1959), Presa (Prey, 1969), Guerra de bruxas (Witch war, 1951), A dança dos mortos (Dance of the dead, 1954), Vestido de seda branca (Dress of the white silk, 1951), Casa louca (Mad house, 1953), O funeral (The funeral, 1955), Dos lugares sombrios (From shadowed places, 1960) e De pessoa para pessoa (Person to person, 1989). A maioria dos contos foram publicados nos Estados Unidos em revistas de fantasia e ficção científica ou em antologias de contos do autor. O conto Dança dos mortos foi adaptado como episódio (temporada 1, episódio 3) em 2005 na série Mestres do Terror (Masters of Horror).
A última esperança sobre a Terra. Richard Matheson. Editora Francisco Alves. Coleção Mestres do Horror e da Fantasia. 1984. Capa de Antônio Jeremias. Tradução de Paula Castro e Fausto Cunha. O livro já havia sido publicado na mesma coleção em 1981 com o título Eu sou a lenda.
Eu sou a lenda. Richard Matheson. Editora Francisco Alves. Coleção Mestres do Horror e da Fantasia. 1981. Tradução de Paula Castro e Fausto Cunha. O livro foi publicado novamente na mesma coleção em 1983 com o título A última esperança sobre a Terra.
A última esperança sobre a Terra. Richard Matheson. Editora Francisco Alves. Coleção Mestres do Horror e da Fantasia. 1984. Capa de Antônio Jeremias. Tradução de Paula Castro e Fausto Cunha. O livro já havia sido publicado na mesma coleção em 1981 com o título Eu sou a lenda.
Eu sou a lenda. Richard Matheson. Editora Francisco Alves. Coleção Mestres do Horror e da Fantasia. 1981. Tradução de Paula Castro e Fausto Cunha. O livro foi publicado novamente na mesma coleção em 1983 com o título A última esperança sobre a Terra.
Títulos em outros países: I am legend (Estados Unidos), The omega man (Estados Unidos), Eu sou a lenda (Portugal), Mundo de vampiros (Portugal), Soy leyenda (Espanha), Io sono legendda (Itália), I vampiri (Itália), Je suis une légende (França), Ich bin Legende (Alemanha), Ich, der letzte Mensch (Alemanha), Sunt o legenda (Romênia), Varulvarnas natt (Suécia), Legend (Suécia), Ja sam legenda (Croácia), Jeg er den sidste (Dinamarca), Olen legenda (Finlândia), Aš esu legenda (Lituânia), Jestem legendą (Polônia), Ja sam legenda (Sérvia), Já, Legenda (Tchéquia), Ben, Efsane! (Turquia), Gecenin Konukları (Turquia), Ben Efsaneyim (Turquia), Thành phố chết (Vietnã).
Adaptações cinematográficas: Mortos que matam (The last man on Earth, 1964), A última esperança da Terra (The Omega Man, 1971), A batalha dos mortos (I am Omega, 2007) e Eu sou a lenda (I am legend, 2007).
Eu sou a lenda. Adaptação em quadrinhos da obra de Richard Matheson. Steve Niles (texto) e Elman Brown (ilustração). Editora Devir. 2010. ISBN: 85-7532425-X. Tradução de Marquito Maia. [Richard Matheson's I am legend, 1991, Estados Unidos, Editora Eclipse Comics].
Nenhum comentário:
Postar um comentário