Fichamento por Daniel Medeiros Padovani, 21/11/2021.
Os cinco minutos de Jesus é um livro de meditação religiosa do padre argentino Alfonso Milagro, publicado originalmente na Argentina em 2001 pela Editorial Claretiana, com o título Cinco minutos con Jesús. Com um pequeno texto para cada um dos 365 dias do ano, voltados principalmente para católicos romanos, o livro é publicado no Brasil desde 2011 pela editora Ave-Maria. | Álbum de Capas do Autor |
O sentimento de urgência que domina o mundo já faz parte do nosso cotidiano e de cada atividade que praticamos. Para que os cristãos não descuidem da espiritualidade diante da correria diária, Alfonso Milagro traz nesta obra pequenas reflexões sobre Jesus para cada dia do ano. Em uma leitura rápida, mas de profundo conhecimento, o leitor absorve a mensagem do Mestre e mantém sua fé acesa. [fonte: site Editora Ave-Maria] Neste livro, você encontrará breves reflexões para cada dia do ano. Esses pensamentos dosados, cinco minutos por dia, o ajudarão a manter a saúde do espírito e as forças da alma, equilibrando sua vida e direcionando-a para as realidades eternas. Nossa vida a cada ano tem cerca de 8.760 horas, por que não destacar 30 horas para nossa intimidade com o Autor da Vida? São apenas cinco minutos por dia, os cinco minutos de Jesus. "Não deixe cair no vazio as palavras do teu Mestre, que é Jesus Cristo. Ele espalha suas palavras; porém, cada palavra de Jesus é como um pássaro que busca o galho de uma árvore para se aninhar, assim, cada palavra de Jesus busca um coração onde possa ser acolhida." [fonte: contracapa da edição de 2011]
Os cinco minutos de Jesus | Alfonso Milagro | Editora: Ave-Maria | Coleção: Cinco Minutos | 2011 - atualmente (2021) | ISBN-13: 978-85-276-1322-4 | e-ISBN: 978-85-276-1394-1 | Capa: Rui Cardoso Joazeiro | Tradução: José Joaquim Sobral | Seleção e Adaptação dos Textos: Néstor Saporiti | Álbum de Capas da Coleção |
Apesar da autoria ser atribuída ao padre Alfonso Milagro, o livro Os cinco minutos de Jesus, conforme o formato apresentado (uma mensagem de reflexão para cada dia do ano), não foi escrito por ele. Esse livro foi publicado originalmente na Argentina em 2001, e padre Milagro faleceu em 1983. O livro, na realidade, é um compilado feito pela Editorial Claretiana de textos sobre Jesus Cristo publicados em diversos outros livros escritos pelo padre, apresentados conforme o formato que ele apresentou nos livros Os cinco minutos de Deus (1974) e Os cinco minutos de Maria (1980), ou seja, uma mensagem de reflexão para cada um dos 365 dias do ano. Os textos foram selecionados e adaptados por Néstor Dante Saporiti.
Apresentação: - (O editor)
De uma das janelas da Editorial Claretiana, em Buenos Aires, vê-se a rodovia. Os carros passam velozes, quase como símbolos inconscientes da necessidade de correr por falta de tempo, expressão anônima de uma sociedade vertiginosa, sempre em busca de coisas novas. Terá o padre Milagro, fundador da Editorial Claretiana em Buenos Aires, olhado a vida dessa mesma janela? Seus escritos nos parecem dizer que sim.
Aqueles que já tomaram contato com sua obra sabem quanto ele gostava de apresentar seus pensamentos e reflexões sabiamente dosados. Dessa maneira, queria ir ao encontro do leitor excessivamente ocupado e disperso para facilitar-lhe a tarefa e impedir-lhe, com paternal solicitude, que descuidasse de sua espiritualidade "por falta de tempo".
Apesar disso, se esta "estratégia pedagógica" se mostra cada vez mais eficaz - de fato é imitada por outros autores e casas editoriais -, seus pensamentos conseguem superar a prova da passagem do tempo e sua consequente necessidade de renovação? Contra qualquer prognóstico, ficamos surpresos ao observar que alguns de seus livros precisam ser reeditados ano após ano, superando o meio milhão de exemplares e mais de 35 edições, a ponto de se poder dizer que o padre Milagro vem evangelizando gerações após gerações.
Em que consiste, então, seu segredo? Por um lado, o conteúdo de suas obras aponta para o essencial do Evangelho e para sua aplicação na vida; o padre Milagro soube vibrar e transmitir sua paixão pela mensagem de Jesus assim como seu conhecimento e sua compaixão por todo ser humano. Por outro lado, o estilo coloquial, simples, existencial, com que as escreveu - nem sempre fácil de conseguir - permite criar um clima de certa confiança entre ele e seus leitores.
A combinação desses dois elementos animou-nos a recolher em um volume seus melhores pensamentos sobre Jesus, seguindo sua metodologia de reflexões para cada dia do ano. O conteúdo nos permitirá viver um verdadeiro "discipulado", e o estilo familiar com o qual foram escritos nos ajudará a viver o contato cotidiano junto ao Mestre com a mesma intensidade com que dois amigos se encontram, às vezes de maneira fugaz, para tomar um cafezinho e falar de suas vidas. Não dizia, porventura, Santa Teresa que orar é ter um tratamento de amigos com quem sabemos que nos ama?
Queira Deus que estas páginas ajudem os leitores a caminhar ao longo deste ano com sua mão tomada pela mão de Jesus e suscitem neles o desejo de querer encontrá-lo cada dia. Como Quando dois amigos compartilham rapidamente - tomando um cafezinho juntos - a vida e o afeto, e esses cinco minutos são suficientes para dar sentido a toda a jornada e ver os acontecimentos com os olhos do amor e da fé. [fonte: apresentação da edição de 2012]
Capa da edição argentina (2001) de Cinco minutos con Jesús:
Fontes:
- AVE-MARIA, Editora. Os cinco minutos de Jesus. Disponível em: <https://avemaria.com.br/os-cinco-minutos-de-jesus>. Acesso em: 21 novembro 2021.
- MILAGRO, Alfonso. Os cinco minutos de Jesus. São Paulo: Ave-Maria, 2011. [ Contracapa | Apresentação ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário