Serena Valentino: série Vilões Disney (A mais bela de todas / A fera em mim / Úrsula)

serena valentino escritora americanaEm agosto de 2009 era publicado nos Estados Unidos pela editora Disney Press, um selo da Disney Publishing Worldwide, um livro que contava a origem da Rainha Má do clássico Branca de Neve e os sete anões. Com o título de Fairest of all: A tale of the Wicked Queen, escrito por Serena Valentino, o livro seria o primeiro de uma série, destinada ao público juvenil, cuja pretensão é contar as origens e motivações dos vilões Disney. E nada mais minimalista do que chamar a série de Villains (Vilões). Por se tratar de um produto publicado pela Disney, todas as histórias dos livros da série são baseados nas personalidades dos personagens dos filmes, e não nos contos originais nos quais os filmes foram baseados. 

A escritora da série, a americana Serena Valentino (nascida em 6 de abril de 1970), é conhecida por escrever o texto de duas séries de histórias em quadrinhos americanas: Gloomcookie (desenhada por Vincent Batignole) e Nightmares & Fairy Tales (desenhada por Camilla D'Errico), que trazem grandes protagonistas femininas em histórias de terror. 


Livro 1 -  A MAIS BELA DE TODAS

a-mais-bela-de-todas-serena-valentino-editora-universo-dos-livros-série-vilões-2016-capa
O primeiro livro da série, Fairest of all: A tale of the Wicked Queen, foi publicado originalmente em agosto de 2009 e o vilão escolhido foi a primeira vilã dos longas-metragens da Disney, a belíssima Rainha Má, de Branca de Neve e os Sete Anões (1937). No Brasil, ele chegou em agosto de 2016 pela editora Universo dos Livros (ISBN: 978-85-7930-986-1 ou 978-85-7930-993-9), com o título A MAIS BELA DE TODAS - A história da Rainha Má, em tradução de Jacqueline Valpassos. Na contracapa do mesmo lemos: "Será que você conhece realmente a origem da Rainha Má? Este livro vai te contar uma história desconhecida até então. Ela é sobre amor e perda, com uma pitada de magia. Descubra aqui o que se esconde por trás do olhar enigmático da mais bela de todas." A capa traz uma ilustração com metade do rosto da Rainha Má, enquanto a contracapa traz metade do rosto dela transformada na velhinha da maçã. A capa e contracapa de todos os livros da série aqui no Brasil é a mesma utilizada originalmente nos Estados Unidos, criadas pela equipe da Disney Storybook Art Team.

a-mais-bela-de-todas-serena-valentino-editora-universo-dos-livros-série-vilões-2016-contracapa
contracapa
Ela é a primeira vilã da Disney. Apesar da beleza exuberante, é invejosa e extremamente má. Capaz até de pedir a um caçador o coração da doce e ingênua princesa do reino, ela chega a envenenar uma maçã para conseguir se livrar de sua rival. Mas toda história tem dois lados, não é verdade? Será que você conhece realmente a origem da Rainha Má? Este livro vai te contar uma história desconhecida até então. Ela é sobre amor e perda, com uma pitada de magia. Descubra aqui o que se esconde por trás do olhar enigmático da mais bela de todas. 
(sinopse encontrada nos sites de vendas online)

Títulos em outros países: La más bella de todas: Una historia de la Reina Malvada (México), Miroir, miroir (França), Wiedźma: Prawdziwa historia złej królowej (Polônia), Noidan peili: Pahan kuningattaren tarina (Finlândia)

Livro 2 - A FERA EM MIM

a-fera-em-mim-serena-valentino-editora-universo-dos-livros-série-vilões-2016-capa
Praticamente depois de cinco anos, Serena Valentino retornaria com mais uma história de um vilão da Disney, aí sim dando cara de série para a série (rsrs). O vilão (?) escolhido para protagonizar o segundo livro foi a Fera, do maravilhoso A Bela e a Fera (1991), a primeira animação a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme. O livro foi publicado em julho de 2014, com o título The Beast within: A tale of Beauty's prince. No Brasil, a Universo dos Livros o publicou na realidade antes de A mais bela de todas, em maio de 2016, com o título A FERA EM MIM - A história do príncipe da Bela (ISBN: 978-85-7930-985-4 ou 978-85-7930-997-7), em tradução de Alline Salles. A contracapa do livro dizia: "Não importa qual versão da história você conhece, as perguntas que ficam são: como o príncipe se transformou na famosa Fera? Como ele conseguiu conquistar o frágil e inocente coração de uma das personagens mais amadas de todos os tempos? Pode o amor transformar alguém tão profundamente? A verdade é que as coisas nem sempre são como parecem." Como aconteceu com o livro anterior, a capa traz metade do rosto da Fera, enquanto que a contracapa traz a metade do rosto do príncipe Adam, novamente em criação da equipe da Disney Storybook Art Team.
a-fera-em-mim-serena-valentino-editora-universo-dos-livros-série-vilões-2016-contracapa
contracapa

Um príncipe amaldiçoado se isola em seu castelo. Poucos o viram, mas aqueles que conseguiram tal proeza afirmam que seus pelos são exagerados e suas garras são afiadas – como as de uma fera! No entanto, o que levou esse príncipe, que já foi encantador e amado por seu povo, a se tornar um monstro tão retraído e amargo? Será que ele conseguirá encontrar o amor verdadeiro e pôr um fim à maldição que lhe foi lançada? Em A fera em mim, conheça a história por trás de um dos mais cativantes e populares contos Disney de todos os tempos: A Bela e a Fera! 
(sinopse encontrada nos sites de vendas online)

Títulos em outros países: La Bestia: Una Historia sobre la belleza de un príncipe (México), L'histoire de la Bête (França), Bestia: Prawdziwa historia księcia (Polônia), Hirviön sydän: Itsekkään prinssin tarina (Finlândia).

Livro 3 - ÚRSULA

ursula-serena-velentino-editora-universo-dos-livros-série-vilões-2016-capa
O terceiro vilão escolhido para dar continuidade a série, na realidade uma vilã, foi Úrsula, a bruxa do mar do inovador A pequena sereia (1989). Publicado originalmente em julho de 2016, Poor unfortunate soul: A tale of the Sea Witch (literalmente: Pobre alma infeliz - Um conto da Bruxa do Mar, foi publicado no Brasil pela Universo dos Livros em novembro de 2016, com o título ÚRSULA - A história da bruxa da Pequena Sereia (ISBN: 978-85-503-0042-9 ou 978-85-503-0124-2), em tradução de Monique D’Orazio. Lemos na contracapa: "Descubra neste livro os segredos do passado de Úrsula, qual era o seu papel no reino de Tritão, o que motivou sua expulsão do Reino e, principalmente, como ela se tornou a temida Bruxa do Mar que enfeitiçou Ariel." Novamente, na capa temos metade do rosto de Úrsula, enquanto a contracapa trouxe a metade do rosto de uma Úrsula mais jovem.
ursula-serena-velentino-editora-universo-dos-livros-série-vilões-2016-contracapa
contracapa

Descubra neste livro todos os segredos do passado de Úrsula. Desvende qual era o seu papel no reino de Tritão, o motivo de sua expulsão das dependências reais e, principalmente, como ela se transformou na temida Bruxa do Mar, que enfeitiçou a encantadora princesa Ariel. Toda história tem dois pontos de vista, não é mesmo? De que lado você está? 
(sinopse encontrada nos sites de vendas online)

Títulos em outros países: Petetty sielu: Merinoidan tarina (Finlândia).

Livro 4 - MISTRESS OF ALL EVIL

O quarto livro da série está com previsão de lançamento nos Estados Unidos em outubro de 2017. A vilã escolhida para protagonizar o novo título é Malévola, de A Bela Adormecida (1959). O título escolhido foi Mistress of all evil: A tale of the Dark Fairy (literalmente: Senhora de todo mal - Um conto da Fada Negra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário