Especial: Capas dos livros da Coleção Rocambole, da Editora Brasiliense - Adaptações de histórias infantis de Monteiro Lobato

Logo da coleção
Rocambole: Aventura de Viver foi uma coleção publicada pela editora Brasiliense em 1991 que traziam fragmentos selecionados de três livros infantis de Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho, O saci e Caçadas de Pedrinho

O público alvo eram crianças em processo de alfabetização, permitindo assim que elas fossem apresentadas ao universo lobatiano através de livros curtos (em média 20 páginas) e ricamente ilustrados por Moacir Rodrigues (os fragmentos de Reinações de Narizinho e O saci) e Paulo Von Poser (os fragmentos de Caçadas de Pedrinho, que são os três últimos títulos). O catálogo da coleção foi formado com 12 títulos e continuou sendo editado pela Brasiliense até 2005.

Os títulos da coleção foram: Narizinho arrebitado, A pílula falante, As jabuticabas, O Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho e o saci, O nascimento do Visconde, O casamento da Emília, A visita do Príncipe, Miss Sardine, E era onça mesmo!, Assembleia na mata e Os espiões da Emília.


Narizinho arrebitado. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
Narizinho arrebitado
A pílula falante. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
A pílula falante
As jabuticabas. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
As jabuticabas

O Sítio do Picapau Amarelo. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. O saci. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
O Sítio do Picapau Amarelo
Pedrinho e o saci. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. O saci. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
Pedrinho e o saci
O nascimento do Visconde. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
O nascimento do Visconde
O casamento da Emília. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
O casamento da Emília
A visita do Príncipe. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
A visita do Príncipe
Miss Sardine. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Moacir Rodrigues. Reinações de Narizinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
Miss Sardine
E era onça mesmo!. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Paulo Von Poser. Caçadas de Pedrinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
E era onça mesmo!
Assembleia na mata. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Paulo Von Poser. Caçadas de Pedrinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
Assembleia na mata
Os espiões da Emília. Monteiro Lobato. Editora Brasiliense. Coleção Rocambole. Adaptação. Paulo Von Poser. Caçadas de Pedrinho. Capas de Livros. Book Cover. 1991.
Os espiões da Emília
           

Sinopses:
[Todas as sinopses foram extraídas das respectivas contracapas dos livros]

  • Narizinho Arrebitado - De como Narizinho conhece o Príncipe Escamado: Príncipe Escamado e Mestre Cascudo conhecem Narizinho de um modo curiosíssimo. Depois de surpresas, o Príncipe convida a menina para uma visita ao Reino das Águas Claras. Ali, Narizinho e Emília conhecem o seu habitante mais estranho.
  • A pílula falante - De como Emília começa a falar... e não pára nunca mais: Narizinho leva Emília ao consultório do Doutor Caramujo, do Reino das Águas Claras. Mas as suas famosas pílulas haviam desaparecido. Como poderia, então, curar a mudez da boneca? Quando o célebre doutor atende ao Major Agarra, as coisas começam a mudar e mestre Caramujo encontra as pílulas falantes.
  • As jabuticabas - De como uma vespa atrapalha o tloc! pluf! nhoc!...: Narizinho não faz outra coisa senão chupar jabuticabas. Passa o dia trepada na árvore escolhendo as frutas mais bonitas. Embaixo fica Rabicó esperando o bagaço. E quem passa pelo pomar ouve a música da jabuticabeira. Porém, uma vespa vem atrapalhar a música sempre.
  • O Sítio do Picapau Amarelo - De como um joão-de-barro anima as conversas no Sítio: No Sítio do Picapau Amarelo as crianças descobrem um ninho de joão-de-barro na paineira grande. Durante vários dias os meninos se divertem, acompanhando de longe o trabalho dos passarinhos.
  • Pedrinho e o saci - De como Pedrinho consegue aprisionar um saci: Depois de uma conversa com Tio Barnabé, Pedrinho pensa só em saci. Cheio de coragem, o menino aprende com o negro velho um jeito de pegar um. No lugar mais perigoso da floresta, Pedrinho se surpreende quando tudo dá certo.
  • O nascimento do Visconde - De como Narizinho e Pedrinho inventam e fabricam o Visconde de Sabugosa: Ao tratar o casamento de Emília com o Marquês de Rabicó, Narizinho imagina um pai muito especial para o noivo, o ilustre senhor Visconde de Sabugosa. Para fabricar o Visconde e convencer a boneca de que será esposa de príncipe e nora de rei, a menina precisa da ajuda de Pedrinho.
  • O casamento da Emília - De como Emília e Rabicó se casam e ficam separados para sempre: Dura uma semana o noivado interesseiro da Emília com o Marquês de Rabicó. Logo no início, Pedrinho se aborrece com a indiferença do Marquês e traz o velho senhor Vidro Azul para noivar em seu lugar. Na festa de casamento Rabicó volta a aprontar, e a boneca fica casada com ele, mas dele separada para sempre.
  • A visita do Príncipe - De como um peixinho vestido de rei provoca desmaios no Sítio...: Dona Benta e Tia Nastácia ficam assustadas ao ver o Príncipe Escamado vestido de rei e sua estranha comitiva em volta da casa. Ficam ainda mais assustadas quando descobrem que o peixinho fala.
  • Miss Sardine - De como acontece uma tragédia na cozinha de Dona Benta...: Depois de chegar ao Sítio do Picapau Amarelo, Miss Sardine se põe logo a examinar a cozinha, remexendo em tudo e perguntando à Tia Nastácia sobre todas as coisas. Não pára um minuto, até que acontece uma tragédia.
  • E era onça mesmo! - De como os meninos entram na mata e lutam com a onça...: Rabicó conta a Pedrinho que viu rastos de onça no Capoeirão dos Taquaruçus e todos saem à procura da fera sob o comando do Visconde. Quando ficam cara a cara com a onçona, surgem imprevistos e Pedrinho tem uma boa ideia.
  • Assembleia na mata - De como os bichos se assustam quando os meninos matam a onça...: O sagui assiste às cenas de caçada da onça e vai logo contar à capivara que os meninos do sítio de Dona Benta mataram a fera e a arrastaram até o terreiro. Assustada com a notícia, a capivara reúne uma assembléia de todos os bichos.
  • Os espiões da Emília - De como os besouros revelam o ataque das onças ao sítio de Dona Benta: O caso da morte da onça torna-se bastante sério e os bichos da mata declaram guerra ao Sítio do Picapau Amarelo. Na assembléia, os animais decidem os planos de ataque. E no Sítio todos tratam de se defender e contam com a ajuda dos espiões da Emília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário