Capas dos livros da série A 5ª onda, de Rick Yancey


A 5ª Onda (The 5th Wave) é uma série de três livros de ficção científica (sub-gênero: distopia), direcionado para o público juvenil, escrita pelo escritor americano Rick Yancey (1962-), aclamado escritor de suspense, fantasia e ficção científica para jovens.

A história do livro se passa numa Terra devastada por ataques alienígenas (as ondas). Poucos humanos sobreviveram aos quatro primeiros ataques, mas é impossível saber quem são, já que os alienígenas invasores, chamado de Os Outros, tem a mesma aparência física dos humanos. A jovem Cassie é uma das sobreviventes. Sozinha e fugindo dos Outros, ela procura desesperadamente encontrar (e se possível, salvar) seu irmão, Sammy.

A trilogia é composta pelos livros The 5th wave (no Brasil: A 5ª onda, lançado originalmente nos Estados Unidos em maio de 2013), The infinite sea (no Brasil: O mar infinito, lançado nos Estados Unidos em setembro de 2014) e The last star (no Brasil, A última estrela, lançado nos Estados Unidos em maio de 2016). No Brasil, os livros da série foram publicados pela editora Fundamento (em agosto de 2013, setembro de 2014 e maio de 2016, respectivamente). As capas das edições brasileiras são as mesmas das edições originais americanas, criadas por Ryan Thomann. Todos os livros da trilogia foram traduzidos por Edite Siegert Sciulli.


A 5ª onda: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora a quinta onda está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar! [fonte: site da editora, visitado em setembro de 2015]


O mar infinito: Como livrar a Terra de 7 bilhões de humanos? Tire a humanidade deles. Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável. Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio. [fonte: site da editora, visitado em setembro de 2015]


A última estrela: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade? Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou – no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos... ou salvar o que nos torna humanos. Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido. [fonte: site da editora, visitado em julho de 2016]



Informações Adicionais:

Personagens

Cassie Sullivan, Sammy Sullivan, Evan Walker, Ben Parish e Comandante Alexander Vesch. Vesch é o comandante do Esquadrão 53, formado por crianças que estão sendo treinados para matar os sobreviventes. Todos os membros usam um codinome: Zombie (Ben Parish), Nugget (Sammy Sullivan), Ringer (Marika), Dumbo, Teacup, Flintstone, Tank e Ooopa (Kenny).

Adaptação cinematográfica

O primeiro livro foi adaptado pelo cinema americano em janeiro de 2016 (The 5th wave). O filme foi dirigido por J. Blakeson e o roteiro escrito por Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinkner. A atriz Chloë Grace Moretz interpretou a personagem Cassie Sullivan e o ator Alex Roe o personagem Evan Walker. Com o lançamento do filme no Brasi (A 5ª Onda), que estreou nos cinemas brasileiros em 21 de janeiro de 2016, a editora Fundamento lançou uma edição especial do livro reproduzindo o poster do filme (© Columbia Pictures).








Os acontecimentos das cinco ondas são:

  • 1ª onda: os Outros liberam uma onda EMP que faz todos os aparelhos eletrônicos pararem de funcionar e mata meio milhão de pessoas.
  • 2ª onda: os Outros lançam objetos enormes (três vezes mais pesados que o Empire State) que causam enormes tsunamis, matando os três bilhões de pessoas que viviam em cidades litorâneas.
  • 3ª onda: os Outros contaminam os pássaros da Terra, fazendo com que eles contaminem os humanos sobreviventes através da queda de seus excrementos. A pestilência, que faz com que a pessoa infectada sangre até a morte e, em alguns casos, exploda para contaminar as pessoas ao redor, mata 97% dos sobreviventes.
  • 4ª onda: um batalhão de soldados, com aparência humana mas na realidade são os Outros, aparecem nos acampamentos dos sobreviventes interessados nas crianças. Eles levam as crianças em um ônibus, matando os adultos.
  • 5ª onda: as crianças capturadas na 4ª onda são levados para um complexo militar e treinados (com um tipo de lavagem cerebral) a matar o restante dos sobreviventes. As crianças, algumas com 5 anos de idade, não sabem que os comandantes são dos Outros e depois são informadas que os alienígenas tomaram o corpo dos humanos e por isso precisam matá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário