Capas dos livros da série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan


E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais, com os quais tivessem filhos que pudessem se tornar heróis?
[orelha O ladrão de raios, edição 2008]


Percy Jackson & os Olimpianos (Percy Jackson & the Olympians) é uma série de cinco livros de fantasia e aventura do escritor americano Rick Riordan (1964-), direcionados ao público juvenil.

Com uma mistura de mitologia grega, aventura e tempos modernos, a saga narra a história de Percy Jackson, um garoto que aos doze anos de idade descobre que seu pai é Poseidon, um dos deuses do Olimpo grego. Percy é informado que todos os seres mitológicos da Grécia antiga vivem nos Estados Unidos, mas os humanos comuns não percebem devido à Névoa, uma aura mágica que manipula os pensamentos e memórias dos mortais. Mas o semideus corre perigo, já que os filhos dos deuses são odiados por todos aqueles monstros mitológicos fantásticos. Para sua proteção e treinamento, ele é enviado para o Acampamento Meio Sangue, onde conhece muitos outros filhos de deuses, entre eles, Annabeth Chase, filha da deusa Atena.

Os cinco livros da série são: O ladrão de raios (2005, The lightning thief), O mar de monstros (2006, The sea of monsters), A maldição do titã (2007, The titan's curse), A batalha do labirinto (2008, The battle of the labyrinth) e O último olimpiano (2009, The last Olympian).

Devido ao sucesso da série, Rick Riordan iniciou uma nova série chamada Os heróis do Olimpo, trazendo novas aventuras de Percy Jackson, apresentando novos semideuses e introduzindo os mitos romanos. Para ver as capas dessa série, acesse [link].


Compre no


A série começou a ser lançada no Brasil pela editora Intrínseca a partir de 2008. As capas utilizadas para os cinco volumes foram as mesmas da edição original dos Estados Unidos. Elas foram desenhadas pelo americano John Rocco. O layout da capa (títulos, nome da série) são criações de Christine Kettner. Os dois primeiros volumes (O ladrão de raios e O mar de monstros) foram traduzidos por Ricardo Gouveia, enquanto os três últimos (A maldição do titã, A batalha do labirinto e O último olimpiano) por Raquel Zampil.

O ladrão de raios
novembro de 2008
O mar de monstros
abril de 2009
A maldição do titã
novembro de 2009

A batalha do labirinto
fevereiro de 2010
O último olimpiano
agosto de 2010









































John Rocco desenhou novas capas para as edições americanas de Percy Jackson & Os Olimpianos em 2014. A editora Intrínseca lançou no Brasil, em agosto de 2014, novas edições dos livros com as novas capas.









































A série Percy Jackson & os Olimpianos teve os dois primeiros livros adaptados para o cinema (Percy Jackson e o ladrão de raios em fevereiro de 2010 e Percy Jackson e o mar de monstros em agosto de 2013). Na época em que os filmes estrearam no cinema brasileiro, a editora Intrínseca lançou edições especiais dos livros com as capas baseadas no pôsteres dos filmes.

O ladrão de raios
janeiro de 2010
O mar de monstros
julho de 2013























Além dos cinco livros que formam a série, Rick Riordan escreveu outros livros complementares com os personagens ou temas abordados no enredo. Em Os arquivos do semideus (The demigod files, lançado nos Estados Unidos em fevereiro de 2009), ele traz três contos com novas aventuras envolvendo o personagem Percy Jackson e outros semideuses do Acampamento Meio Sangue, além de palavras-cruzadas, caça-palavras, ilustrações de alguns personages, mapa do Acampamento Meio Sangue, entrevistas com alguns personagens (Connor Stoll, Travis Stoll, Clarisse La Rue, Annabeth Chase, Grover Underwood e Percy Jackson), um guia sobre os deuses gregos e seus poderes, entre outras coisas. Os três contos do livro, que se passam entre os acontecimentos de A batalha do labirinto e O último olimpiano, são: Percy Jackson e a quadriga roubada (Percy Jackson ajuda Clarisse La Rue a recuperar a quadriga de Ares, roubada pelos deuses Deimos e Phobos), Percy Jackson e o dragão de bronze (Charles Beckendorf é sequestrado pelas Myrmekos, e Percy Jackson junto com Annabeth Chase e Silena Beauregard usam um dragão de bronze feito por Hefesto a fim de salvá-lo) e Percy Jackson e a espada de Hades (Percy Jackson, Thalia Grace e Nico di Angelo são levados ao mundo inferior por Perséfone para recuperar a espada de Hades, que foi roubada por Ethan Nakamura e pelo titã Jápeto). A capa foi criada pelo americano Steve James e as ilustrações internas por Antonio Caparo. No Brasil foi lançado pela editora Intrínseca em agosto de 2010 em tradução de Luciana Bastos Figueiredo.

Outro livro complementar foi Guia definitivo (The ultimate guide, lançado nos Estados Unidos em janeiro de 2010), que não foi escrito por Rick Riordan e sim por Mary-Jane Knight. No Brasil, foi lançado pela editora Intrínseca em novembro de 2012 em tradução de Leonardo Alves. O livro, ricamente ilustrado, mostra várias informações do universo de Percy Jackson, entre elas: a biografia de Percy Jackson (seus pais, seus amigos), como é o dia a dia no Acampamento Meio Sangue, um guia sobre o labirinto de Dédalo e o Mundo Inferior, além de descrições de objetos e seres da mitologia grega, como os deuses, monstros e heróis. Na edição americana, a capa do livro contém um holograma, tal que quando se olha de um jeito, se vê imagens de Percy Jackson, Poseidon, Ares e Zeus e quando se olha de outra maneira, vê-se Kampe, Morfeu, Grover Underwood e Atena. Na edição brasileira, a capa contém as imagens de Percy Jackson, Poseidon, Ares e Zeus na frente, e as imagens de Kampe, Morfeu, Grover Underwood e Atena na contracapa.

A editora Intrínseca também lançou, em junho de 2014, o livro Semideuses e monstros (Demigods and monsters, lançado nos Estados Unidos em fevereiro de 2009), em tradução de Rafael Gustavo Spigel e Janaína Senna. Assim, como Guia definitivo, esse livro não foi escrito por Rick Riordan, mas por vários escritores americanos de literatura juvenil, trazendo ensaios que exploram, discutem e fornecem uma visão mais detalhada da série. Rick Riordan organizou o conteúdo, selecionando e editando os textos originais, e escreveu a introdução (prefácio) do livro.























Após terminar a duas séries protagonizadas por Percy Jackson (Percy Jackson & os Olimpianos em maio de 2009 e Os heróis do Olimpo em outubro de 2014), Rick Riordan trouxe novamente o personagem para narrar os mitos dos doze grandes deuses do Olimpo e dos heróis gregos. São mais dois livros: Percy Jackson's Greek Gods, lançado nos Estados Unidos em agosto de 2014 e no Brasil, Percy Jackson e os deuses gregos, em fevereiro de 2015 (pela editora Intrínseca, em tradução de Regiane Winarski) e Percy Jackson's Greek Heroes, lançado nos Estados Unidos em agosto de 2015 e ainda não lançado no Brasil. Ambos são ilustrados por John Rocco, inclusive a capa, o mesmo ilustrador das capas da série.

Percy Jackson e os heróis gregos
capa americana





















Apesar de não ser o foco do blog tratar de histórias em quadrinhos, não poderia deixar de postar as capas das adaptações dos livros da série Percy Jackson & os Olimpianos em graphics novels, lançados no Brasil pela própria editora Intrínseca. Por enquanto foram lançados os três primeiros volumes da série.

O ladrão de raios
graphic novel (quadrinhos)
agosto de 2011
Adaptação: Robert Venditti
Arte: Attila Futaki
Cor: José Villarrubia
O mar de monstros
graphic novel (quadrinhos)
agosto de 2011
Adaptação: Robert Venditti
Arte: Attila Futaki
Cor: Tomás Gáspár
A maldição do titã
graphic novel (quadrinhos)
agosto de 2011
Adaptação: Robert Venditti
Arte: Attila Futaki
Cor: Greg Guilhaumond

























Rick Riordan continua escrevendo (ou já escreveu) outras séries de livros para o público juvenil onde mistura mitos antigos com os tempos modernos. Além de Percy Jackson & os Olimpianos (mitologia grega), ele escreveu Os heróis do Olimpo (mitologia romana) e As crônicas dos Kane (mitologia egípcia), e atualmente escreve Magnus Chase e os deuses de Asgard (mitologia nórdica). Além disso, ele publicou alguns livros menores, apenas no formato de e-book, com crossover (cruzamento) entre os personagens Percy Jackson e Annabeth Chase (de Percy Jackson & os Olimpianos) com Carter e Sadie Kane (de As crônicas dos Kane): O filho de Sobek (The son of Sobek, junho de 2013), O cajado de Serápis (The staff of Serapis, abril de 2014) e A coroa de Ptolomeu (The crown of Ptolemy, março de 2015). Rick Riordan escreveu outro conto com o personagem Percy Jackson, Percy Jackson and the singer of Apolo, que foi lançado nos Estados Unidos na coletânea de histórias Guys read: Other worlds, em setembro de 2013.


O filho de Sobek
Editora Intrínseca (e-book)
junho de 2013 (maio, EUA)
tradução de Flora Pinheiro

O filho de Sobek
Editora Intrínseca (e-book)
2014 (nova capa)
tradução de Flora Pinheiro
O cajado de Serápis
Editora Intrínseca (e-book)
outubro de 2014 (abril, EUA)
tradução de Regiane Winarski
A coroa de Ptolomeu
Editora Intrínseca (e-book)
julho de 2015 (março, EUA)
tradução de Regiane Winarski



























Sinopses:

As sinopses dos cinco livros da série foram extraídas das próprias orelhas dos livros em suas primeiras edições:

O ladrão de raios: E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno... de novo. É sexta vez que isso acontece. Aos 12 anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos da síndrome do déficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele. Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy Jackson de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes – metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo. Com a ajuda de novos amigos – um sátiro e a filha de uma deusa – Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais do que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou resolver um enigma proposto pelo oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


O mar de monstros: O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos. O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga em sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chegada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meio-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família – algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

A maldição do titã: Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

A batalha do labirinto: Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que a experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com líderes de torcida monstruosas e mortas de fome, percebe que tudo, sempre, pode ficar ainda pior. Neste quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, torna-se vulnerável à medida que os exércitos de Cronos abrem caminho para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.

O último olimpiano: Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã. Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo. Neste aguardado desfecho da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.




Personagens:

Semideuses: Percy Jackson (filho de Poseidon), Annabeth Chase (filha de Atena), Luke Castellan (filho de Hermes), Clarisse La Rue (filha de Ares), Thalia (filha de Zeus).

Deuses: Poseidon (deus dos mares), Zeus (deus dos deuses), Ares (deus da guerra), Dionísio (deus do vinho).

Titãs: Cronos.

Monstros: Alecto (Fúria), Procrusto, Medusa, Minotauro, Equidna, Quimera, Cérbero, Tântalo, Polifermo (ciclope).

Humanos: Sally Jackson (mãe de Percy), Gabe Ugliano (padrasto de Percy), Nancy Bobofit (colega de escola de Percy), Sr. Brunner (professor de Percy, na realidade, Quíron), Mrs. Dodds (professora de Percy, na realidade, Alecto).

Outros: Grover Underwood (sátiro), Quíron Brunner (centauro), Tyson (ciclope), Caronte (barqueiro), Circe (feiticeira).



E quais livros o blogueiro leu?

Dos livros mencionados nessa postagem, o blogueiro teve a oportunidade de ler: O ladrão de raios, O mar de monstros, A maldição do titã, A batalha do labirinto, O último olimpiano, Os arquivos do semideus e O filho de Sobek.

O blog é uma homenagem ao dedicadíssimo trabalho dos talentosos profissionais que criam as belas capas dos livros, especificamente nessa postagem à John Rocco que ilustrou as capas dos livros da série Percy Jackson & os Olimpianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário