Páginas

Silvia Cintra Franco: Confusões & calafrios (1992)

Confusões & calafrios é um livro infantojuvenil da escritora brasileira Silvia Cintra Franco, publicado originalmente no Brasil em 1992 pela editora Ática.

Fafá gostaria de ter a mesma confiança de sua irmã, Tina, e do primo, Mozart, nos planos que a dupla criava. Mas como adorava ideias e novidades, a menina sempre acabava ajudando, ou melhor, armando confusões com eles. Até porque, desta vez, o assunto é sério e precisa ser investigado: envolve espionagem industrial, bombons envenenados, vários acontecimentos misteriosos e uma figura estranha que vive rondando a fábrica de cervejas Schmidt, em Blumenau (SC). Como sempre, nem tudo dá certo. Quer dizer, quase tudo dá errado. Com lances cinematográficos, o trio de detetives chega bem próximo do perigo e sente cada friozinho na espinha! As confusões de Fafá, Tina e Mozart são pura diversão, mas é bom o leitor estar preparado para sentir muitos calafrios! [fonte: site da editora, dezembro de 2018]



Confusões & calafrios. Silvia Cintra Franco. Editora Ática. Coleção Vaga-Lume. 2016-atualmente (5ª edição). ISBN: 978-85-08-18265-7. Capa de Marcelo Martinez, baseado em ilustração de Edilson Bilau.
Confusões & calafrios. Silvia Cintra Franco. Editora Ática. Coleção Vaga-Lume. 2016-atualmente (5ª edição). ISBN: 978-85-08-18265-7. Capa de Marcelo Martinez, baseado em ilustração de Edilson Bilau.

Confusões & calafrios. Silvia Cintra Franco. Editora Ática. Coleção Vaga-Lume. 1998-2014 (4ª edição). ISBN: 85-08-04128-4 e 978-85-08-04128-2 (a partir de 2008). Capa de Edilson Bilau (ilustração) e Ary Almeida Normanha (leiaute). Ilustrações de Edilson Bilau.
Confusões & calafrios. Silvia Cintra Franco. Editora Ática. Coleção Vaga-Lume. 1998-2014 (4ª edição). ISBN: 85-08-04128-4 e 978-85-08-04128-2 (a partir de 2008). Capa de Edilson Bilau (ilustração) e Ary Almeida Normanha (leiaute). Ilustrações de Edilson Bilau.

Confusões & calafrios. Silvia Cintra Franco. Editora Ática. Coleção Vaga-Lume. 1992-1996 (1ª a 3ª edição). ISBN: 85-08-04128-4. Capa de Edilson Bilau (ilustração) e Ary Almeida Normanha (leiaute). Ilustrações de Edilson Bilau.
Confusões & calafrios. Silvia Cintra Franco. Editora Ática. Coleção Vaga-Lume. 1992-1996 (1ª a 3ª edição). ISBN: 85-08-04128-4. Capa de Edilson Bilau (ilustração) e Ary Almeida Normanha (leiaute). Ilustrações de Edilson Bilau.

Outras informações

Personagens: Fafá (Fátima), Helena (mãe de Fafá), Gilberto (pai de Fafá), Tina (Ana Cristina, irmã de Fafá), Teco (irmão caçula de Fafá), Mozart (primo de Fafá), Albertina (avó de Fafá), Raul (tio de Fafá), Amélia (tia de Fafá), Rex (cachorro), Juli (gata), Hans Schmidt (dono da fábrica de cerveja), Josefina (secretária da fábrica), Charlotte Schmidt (filha de Hans e professora de Geografia de Fafá), Peter Schmidt (Lilico, filho de Hans), Priscila (amiga de Tina), Zelé (José, amigo de Fafá), Quaquá (Gustavo, amigo de Fafá), Karen (amiga de Fafá), Enzo (pai de Quaquá, delegado), Fabrício (dono da Musical FM), Luciana (apresentadora da Musical FM), Heitor (DJ da Musical FM), Benê (cozinheira da Musical FM), Anne Lia (dona da fábrica de licor), Ditmar (marido de Anne Lia), Dianne (filha de Anne Lia), André (filho de Anne Lia), Décio Gorgulho (consultor), o espião, o taxista, Klaus (colega de Fafá), Agnes (colega de Fafá). Foram citados Jacó (avô de Hans), o pai de Hans e Max (tio de Hans). 

Locais: A história inicia na cidade de São Paulo, mas depois se transfere para Blumenau, no estado de Santa Catarina. Por esta razão, alguns locais reais daquela região catarinense são citados, como o Vale do Itajaí, Aeroporto de Navegantes, Vila Itoupava e Biergarten (jardim).  

Conteúdo (37 capítulos): (1) A surpresa (2) O grande dia (3) O sono da morte (4) O dia D (5) O grande plano (6) O plano em ação (7) A nova escola (8) Espionagem industrial (9) A saga dos pioneiros (10) Um forasteiro muito esquisito (11) Um fantasma na sala (12) Telefones grampeados (13) A perseguição (14) O espião (15) Um grito de pavor (16) "Seu" Hans é envenenado (17) Arsênico nos bombons (18) Atrás da prova do crime (19) Aaaaaaaaaai!!! (20) Tina consegue o emprego (21) Cheiro de atentado no ar (22) Vontade de dizer não (23) Charlotte é a primeira suspeita (24) Marcados para morrer (25) Para o aeroporto! (26) A amiga da minha mãe (27) O que você está fazendo aqui? (28) Vocês nos devem uma explicação! (29) O inimaginável acontece (30) O plano de Mozart (31) Os melhores da classe (32) A missão da Tina (33) A saída de emergência (34) A conexão nebulosa (35) Caça ao espião (36) A revelação (37) Conexão infernal

Edições: 1ª (1992), 2ª (1994), 3ª (1996), 4ª (1998-2014), 5ª (2016-atualmente).

Na apresentação do livro (Um convite para Confusões & calafrios), a escritora mencionou: "Em minhas andanças e conversas com meus leitores e leitoras, há uma pergunta que inevitavelmente me faz hesitar: qual o livro que mais gostei de escrever? Pois bem, a partir deste, não caberá mais a velha hesitação. Quantas vezes, enquanto estava à frente da tela do computador, buscando as palavras certas, o riso explodiu alegre e inesperado. Confesso que eu mesma me divertia muito com as confusões provocadas por Tina e Mozart, e pelos calafrios que eles mesmos passavam, junto com a pequena Fafá. O prazer maior neste livro foi criar a comédia a partir da aventura. Ou será que foi a aventura a partir da comédia? E houve emoção também. A emoção de escrever uma história sobre a imigração alemã no sul do país, sendo em mesma neta de imigrante. Minha avó Carlota chegou no Brasil ainda menina, por volta de 1900, com os pais, provenientes do Tirol, Áustria. Vieram aqui inúmeras dificuldades, a tragédia de um incêndio e a morte de minha bisavó por melancolia. Outra emoção foi realizar a pesquisa de campo em Blumenau, uma cidade bonita no Vale do Itajaí. Lá, voltei a saborear o streuselkuchen, o cuca, um bolo alemão que minha mãe costumava fazer nos sábados à tarde, após uma semana inteira de trabalho num laboratório. Como a Helena deste livro, além de dedicada à química, ela era uma mulher sábia."

O livro é narrado na primeira pessoa e o narrador é a personagem Fafá. É interessante notar que em determinado momento no livro ela menciona que vai escrever uma história sobre os acontecimentos narrados no livro: "Acho que ainda vou escrever todas essa história sobre a espionagem da fábrica. Mas aí vou avisar que a versão é minha. E vou escolher um nome bem legal. Por exemplo, Confusões e calafrios. As confusões são as que o Mozart e aTina sempre arrumam. Os calafrios, por causa da dona Charlotte e do espião. E unindo as duas palavras eu vou colocar um E caprichado como &. Isso seu eu conseguir sobreviver às confusões do meu primo e aos riscos de ser aluna da dona Charlotte..."

Confusões & calafrios também foi publicado em braille em 2003 pela editora Biblioteca Louis Braille, em 4 volumes.

2 comentários:

  1. Muito bom relembrar essa história, que li no meu último ano do Ensino Médio, em 2011; os capítulos, as personagens, um trechinho do livro, a apresentação da autora, a sinopse e a capa. Fichamento completo do livro! Me ajudou numa pergunta de uma tag que eu queria responder em meu blog. Obrigada e parabéns! 🎈
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um livro que se acham
    Aventura na França

    ResponderExcluir