Cabra das Rocas (Homero Homem)

capa 1 (1973-1989)
Capa criada por Edmundo Rodrigues (ilustração) e Ary Almeida Normanha (layout) para o livro Cabra das Rocas, do escritor brasileiro Homero Homem (1921-1991), publicado no Brasil entre 1973 e 1989 [capa 1] e entre 1990 e 1998 [capa 2] pela editora Ática, dentro da coleção Vaga-Lume. Publicado originalmente em 1960, com o título O povo das Rocas. Ilustrado por Edmundo Rodrigues.

Sinopse: Quem é que não quer melhorar na vida? Joãozinho sonha com isso, deseja estudar e ser alguém. Mas, para chegar onde quer, tem de enfrentar um inimigo terrível: o preconceito social. Uma firme determinação é o único aliado com que Joãozinho poder verdadeiramente contar. Em Cabra das Rocas, de Homero Homem, você vai ver do que um menino é capaz. [fonte: contracapa da edição de 1996]


Joãozinho deseja estudar para escapar da pobreza. Com ajuda do farmacêutico, consegue entrar no disputado Ateneu, mas então tem de enfrentar o preconceito social. [fonte: site da editora, link visitado em fevereiro de 2014]

A capa do livro pela coleção Vaga-Lume sofreu pequenas alterações no layout em 1990 (conforme pode ser visto nesta postagem) e em 1999.
capa 2 (1990-1998)

A narrativa da história se passa por volta da década de 1950, e gira em torno do preconceito social que se dá devido à ingressão de Joãozinho, morador do humilde bairro das Rocas na cidade de Natal-RN, ao disputado colégio Atheneu Norte-Riograndense, na época frequentado pelos filhos das famílias ricas da cidade.

Título em outros idiomas: Gente della Rocas (Itália).

Conheça outras capas desse título, autor, editora, coleção/série ou capista nos marcadores abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário