Aventuras de Xisto (Lúcia Machado de Almeida)

Capa criada por Mario Cafiero (ilustração) e Ary Almeida Normanha (layout) para o livro Aventuras de Xisto, da escritora brasileira Lúcia Machado de Almeida (1910-2005), publicado no Brasil entre 1982 e 1998 pela editora Ática, dentro da coleção Vaga-Lume. Publicado originalmente em 1957. Ilustrado por Mario Cafiero.

Sinopse: Após encontrar o Manual Secreto dos Bruxos, Xisto decide ser hora de acabar com todos os bruxos do planeta. Para isso, sai numa missão como cavaleiro andante, acompanhado de seu fiel escudeiro Bruzo. Os dois partem para as aventuras, perseguindo bruxos, fazendo descobertas e se metendo em várias enrascadas.  Em Aventuras de Xisto, a consagrada autora Lúcia Machado de Almeida cria um herói jovem, simpático e determinado, e revive o encanto das histórias da época de ouro da cavalaria medieval, na eterna cruzada do Bem contra o Mal. [fonte: site da editora]

Pela minha cara já dá pra ver que as aventuras que vêm por aí são de arrepiar os cabelos. Ah, mas antes quero apresentar meu amigo Xisto: um cara valente que decide ser cavaleiro andante pra acabar com os bruxos da face da Terra. Ainda bem que existe gente corajosa assim! Ei, seu bruxo! Pensa que o Xisto se apavora por qualquer magicazinha? Você vai ver como ele sai de todas numa boa... Deixe eu contar um segredo: Bruzo, este gordinho simpático, esta sempre ao lado de seu amigo Xisto. Ele é forte pra danar e ajuda Xisto a sair de muitas encrencas. Olhe se eu fosse você não esperaria nem mais um minuto pra começar a ler as empolgantes aventuras deste livro. [fonte: orelha do livro da edição publicada em 1984]
orelha, por Edu

O personagem Xisto protagonizou três livros escritos pela autora: Aventuras de Xisto (1957), Xisto no espaço (1967) e Xisto e o Saca-Rolha (1974), este último teve o título alterado a partir de 1983 para Xisto e o pássaro cósmico, quando passou a ser publicado pela coleção Vaga-Lume.

A capa do livro pela coleção Vaga-Lume sofreu pequenas alterações no layout em 1999. 

O livro é dividido em 29 capítulos: (1) Aventuras de Xisto, (2) O manual secreto, (3) Mirtofredo Barba-Coque, (3) Misteriosa artimanha de Xisto, (4) A incrível explicação, (5) Xisto cavaleiro andante, (6) À procura dos feiticeiros, (7) O homem-planta, (8) O segredo de Jacomino, (9) As feras-do-ar, (10) "Fripaltices" de Mirtofredo, (11) A fumaça que fazia rir, (12) O cavaleiro sem cabeça, (13) O homem pálido, (14) A imagem que não se refletia no espelho, (15) A senhora dos que voam mas não são aves, (16) O homem invisível, (17) Xisto em perigo, (18) Um canário e um recém-nascido, (19) Enquanto isso..., (20) Um passarinho apenas..., (21) Pioram as coisas, (22) A mão do destino, (23) A boca de fogo, (24) Uma caçada e uma surpresa, (25) "O que vê sem ser visto", (26) A horrenda metamorfose, (27) Milagre do amor, (28) Com o "Senhor do Tempo", (29) "O que tem forma de cobra e é como um raio".

Conheça outras capas desse título, autor, editora, coleção/série ou capista nos marcadores abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário