O LADRÃO DE RAIOS


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Série: Percy Jackson & Os Olimpianos – Livro 1
Período de Publicação: 2008
Arte da Capa: John Rocco

Para visualizar capas de outras edições brasileiras desse livro, clique AQUI.

Edição Original: The Lightning Thief, 2005, Estados Unidos, Editoras Miramax Books e Puffin Books.
Traduzido por Ricardo Gouveia.









Orelha: E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno... de novo. É sexta vez que isso acontece. Aos 12 anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos da síndrome do déficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele. Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy Jackson de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes – metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo. Com a ajuda de novos amigos – um sátiro e a filha de uma deusa – Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais do que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou resolver um enigma proposto pelo oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Site da Editora (link visitado em julho de 2012): Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses.

Notas:
Entre os personagens que aparecem nos livros estão: Percy Jackson (filho de Poseidon), Annabeth Chase (filha de Atena), Grover Underwood (sátiro), Quíron ou Sr. Brunner (centauro), Luke Castellan (filho de Hermes), Poseidon (deus), Zeus (deus), Ares (deus), Clarisse (filha de Ares), Alecto ou Sra. Dodds, Procrusto, Tia Eme ou Medusa (monstro), Gabe Ugliano, Caronte, Minotauro (monstro), Equidna, Quimera (monstro), Cérbero (monstro).

O livro ganhou os seguintes prêmios nos Estados Unidos: Livro Notável de 2005 do The New York Times, Best-seller Juvenil da Publishers Weekly, Melhor Livro do Ano da School Library Journal, Melhor Livro do Ano da Revista Child, Livro Notável da American Library Association e Melhor Livro Juvenil da American Library Association.

O livro é dividido em 22 Capítulos, cujos títulos são listados abaixo:

  1. Sem querer transformo em pó minha professora de Iniciação à Álgebra
  2. Três velhas senhoras tricotam as meias da morte
  3. Grover de repente perde as calças
  4. Minha mãe me ensina a tourear
  5. Eu jogo Pinochle com um cavalo
  6. Minha transformação em Senhor Supremo do Banheiro
  7. Meu jantar se esvai em fumaça
  8. Nós capturamos uma bandeira
  9. Oferecem-me uma missão
  10. Eu destruo um ônibus
  11. Nossa visita ao Empório de Anões de Jardim
  12. Um poodle é o nosso conselheiro
  13. Meu mergulho para a morte
  14. Eu me torno um fugitivo conhecido
  15. Um deus compra cheeseburgers para nós
  16. A ida de uma zebra para Las Vegas
  17. Vamos comprar camas d'água
  18. Annabeth usa a aula de adestramento
  19. De certa forma, descobrimos a verdade
  20. A luta contra o meu parente imbecil
  21. Meu acerto de contas
  22. A profecia se cumpre

Adaptação para Cinema e Televisão:

2010 - Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief (filme americano/canadense) [Título no Brasil: Percy Jackson e o Ladrão de Raios]

SÉRIE PERCY JACKSON & THE OLYMPIANS (Percy Jackson & Os Olimpianos) (5 Títulos e 3 Complementares):

  1. The Lightning Thief (2005) [O Ladrão de Raios]
  2. The Sea of Monsters (2006) [O Mar de Monstros]
  3. The Titan’s Curse (2007) [A Maldição do Titã]
  4. The Battle of the Labyrinth (2008) [A Batalha do Labirinto]
  5. The Last Olympian (2009) [O Último Olimpiano]

Complementares:
  1. The Demigod Files (2009) [Os Arquivos do Semideus]
  2. Demigods and Monsters (2010)
  3. The Ultimate Guide (2010)

A série Percy Jackson & The Olympians deu origem a outra série de livros do mesmo autor: The Heroes of Olympus (Os Heróis do Olimpo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário